pube
Geral

Agro ExpoNorte é aberta oficialmente

por Redação Conexão Safra

em 20/08/2015 às 0h00

7 min de leitura

pube
2º dia do evento terá encontro dos Secretários Municipais de Agricultura

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 19, às 19 horas, abertura oficial Agro ExpoNorte, maior feira do agronegócio do Norte capixaba, que acontece no Parque de Exposições do município. O primeiro dia do evento foi marcado por palestras, minicursos, Feira Escolar Municipal de Ciências e Desenvolvimento para um Ambiente Sustentável e também pela 2ª Conferência Municipal de Educação Ambiental.

Nesta quinta (20), a Agro ExpoNorte será palco do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo (Fosemag). O encontro será das 17 às 18h30, no auditório 01. O tema do Fórum será: Fomento ao Setor Agrícola. Orientação técnica para elaboração de emendas parlamentares.

Participantes elogiam primeiro dia do evento

Membro da Associação de Artesãos de Linhares, Artelin, Paula Xavier, se diz surpresa com a movimentação do primeiro dia. “Nós da Associação dos artesãos ficamos muito satisfeitos com a movimentação do primeiro dia do evento, sem dúvida superou nossas expectativas, nosso estande ficou cheio o tempo todo ”, enfatizou.

A dona de casa Jaqueline de Almeida, 25, moradora do bairro Juparanã, gosta de cozinhar e aproveitou a oportunidade para aprimorar seus dotes culinários, ela participou do curso de pães e pizzas e salientou a importância dos minicursos para melhorar a renda das famílias. “É a primeira vez que participo, e achei bem bacana essa iniciativa de oferecer os minicursos na Agro ExpoNorte, essa é uma oportunidade única para quem busca se aprimorar e fazer desse aprendizado um incremento para sua renda ”, destacou.

Sobre a Agro ExpoNorte:

Com o tema: Água – Escassez Hídrica, a Agro ExpoNorte é uma realização do Sindicato Rural de Linhares com apoio da Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura e o Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fumdema). Com área ocupada estimada em 5 mil metros quadrados, o evento conta com estandes expositivos, palestras, torneio leiteiro, exposição de máquinas, praça de alimentação entre outros espaços.

Confira a programação para os demais dias da feira:
2ª Conferência Municipal de Educação Ambiental

Quinta-feira (20)

9h30 – palestra com o tema “”Política Municipal de Educação Ambiental de Linhares: desafios e perspectivas””, com Ana Beatriz Dalla Passos, representante da CIEA-ES, professora aposentada da rede estadual de Educação e Mestre em Educação na linha de Educação Ambiental.
Sexta-feira (21)

9h30
palestra com o tema “”Ferramentas Legais para implementação da Política de Educação Ambiental””, com Maria das Graças Ferreira Lobino, Presidente da CIEA e professora Colaboradora do EDUCIMAT/IFES.

Feira Escolar Municipal de Ciências e Desenvolvimento para um Ambiente Sustentável

Alunos e visitantes terão oportunidade de conhecer boas ideias para o reuso da água na Feira Escolar Municipal de Ciências e Desenvolvimento para um Ambiente Sustentável, que acontece em paralelo ao evento.

Mais de 200 alunos de nove escolas municipais estarão diretamente envolvidos nos trabalhos apresentados. Ao final da feira uma banca julgadora, formada por representantes das secretarias de Educação e Meio Ambiente, vai escolher os três melhores trabalhos. A Escola vencedora será premiada com a instalação do projeto na unidade de ensino.

Rodada de crédito
O produtor rural vai encontrar nos estandes das instituições financeiras linhas de crédito rural para financiar suas atividades agropecuárias como: aquisição de adubos e defensivos agrícolas, renovação de lavouras e aquisição de máquinas e equipamentos.

Serão mais de 100 milhões disponíveis para custeio, investimento e comercialização de itens do agronegócio. Com juros a partir de 5,5% ao ano, e até 12 anos para pagar. Os produtores de cacau contarão ainda com uma rodada de crédito exclusiva, no dia 20, das 14 às 18h no mini auditório do Sebrae.

Discussão do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – PEDEAG 3

O novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o PEDEAG 3, começará a ser discutido na próxima sexta-feira (21), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, (Seag), dentro da Agro ExpoNorte. Produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio capixaba debaterão as prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor até 2030.

Pecuária é um dos braços fortes da feira
Simpósio da Pecuária, a inédita exposição de gado Nelore e concurso leiteiro estão entre as atrações da feira. Novidade no evento, a exposição de Nelore contará com aproximadamente 100 animais do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Um juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ), vai avaliar os animais. O julgamento contará pontos para o Ranking Nacional da raça.

Sob a coordenação da Associação dos Produtores de Linhares (APL), o Concurso Leiteiro terá duas categorias, uma para vacas com aproximadamente 25 kg de produção e outra para as que ultrapassam essa marca. Serão premiados 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, totalizando 16 mil reais em premiação.

Importante para o melhoramento do rebanho do Estado, a raça White Dorper estará presente na Agro ExpoNorte. Serão expostos cerca de 25 reprodutores que também poderão ser comercializados durante o evento.

O Simpósio da Pecuária acontece no dia 21 de agosto, das 14 às 19 horas no auditório 2. Produção animal e melhoramento de pastagem estarão entre os temas abordados. A feira também receberá ovinos.

Minicursos

Quem quiser aprender novos ofícios ligados à produção rural terá ótimas oportunidades na Agro ExpoNorte. Foram disponibilizadas 120 vagas distribuídas em cinco minicursos com turmas de 15 pessoas cada. Veja:

Quinta-feira (20)
09 às 12h – culinária do café
16 às 19h – culinária tilápia
Sexta-feira (21)
09 às 12h – culinária de tilápia
16 às 19h – culinária de tilápia

Sábado (22)
09 às 12h – culinária de cordeiro
15 às 18h – culinária de cordeiro
Outras palestras e reuniões

Quinta-feira (20)

09 às 10h30- Princípios da agricultura orgânica com Moysés Galvão Veiga – MK Consultoria e Treinamento

10h30 às 12h – Manejo fitosanitário da bananeira com Dimmy Heller da Embrapa 14 às 16h – Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Local com Luiz César Pivovar do SEBRAE

14 às 18h – Palestra sobre Rodada de Crédito com SEBRAE do Espírito Santo

18h30 às 20h – Pedeag 3 – Investigação de cenário e definição do caminho da inovação para o desenvolvimento sustentável do agronegócio – mamão no ES, com Aureliano Costa, Engenheiro Agr&ocirc,nomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Geraldo Ferreguetti, engenheiro agr&ocirc,nomo especialista em mamão.

Sexta-feira (21) 14 às 16h – Reunião mensal da Federação da Agricultura do ES &ndash, Faes. 17h – Manejo integrado de pragas na silvicultura com Reginaldo Gonçalves da Fibria. 17h – Palestra sobre Situação Hídrica do Rio Doce, com Henrique Lobo
Sábado (22) 16 às 17h – Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Doce, com Ricardo Valory 17 às 18h – Café, negociação sem margens de risco

Serviço Agro ExpoNorte

Data: 19 a 22 de agosto

Horário: 9 às 20 horas

Local: Parque de Exposições de Linhares Menores de 14 anos só poderão entrar acompanhados pelos pais ou responsável legal





pube