Geral

Agricultores de Iúna sofrem com baixa no preço do café e apostam no plantio de morangos

por Redação Conexão Safra

em 19/08/2015 às 0h00

2 min de leitura

Agricultores de Iúna sofrem com baixa no preço do café e apostam no plantio de morangos

Com dois anos do início da experiência, os produtores já tem a certeza de que o plantio de morangos foi a melhor alternativa para driblar os preços baixos das sacas de café.

pube

A diversificação agrícola rende bons frutos aos agricultores de Iúna
Foto: Divulgação/Prefeitura


O morango no município de Iúna vem sendo cultivado em canteiros com estufa para evitar as pragas e doenças e para que as mudanças do tempo não prejudiquem a plantação. A orientação é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural &ndash, Incaper, que juntamente à Prefeitura local, incentiva a diversificação agrícola naquele município.

Para o produtor rural Juarez Alves Nogueira, da localidade Córrego do Fama, que cultiva morangos há dois anos, a indicação para o novo plantio foi a mais acertada. Ele conta com a colaboração da família e já ocupa uma área de 650m² com quatro mil pés do fruto. “Nossa produção nos últimos seis meses já passou dos 400 quilos. Atualmente vendemos o produto in natura em embalagens de um quilo e também como polpa congelada nas cidades vizinhas ”, comemora.

O engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, que assiste aos produtores da região, explica que o preço variável da saca de café foi o principal motivo para o Incaper e a Municipalidade incentivarem a cultura de morangos no município. Disse, ainda, que para o produtor ter sucesso é necessário seguir algumas orientações técnicas, além de estar disposto, pois é uma cultura trabalhosa, apesar de muito rentável.

“Vale a pena diversificar. Acho que o pequeno produtor não pode ficar apegado apenas ao café, pois o preço varia muito e às vezes não podemos contar com o dinheiro. Já o morango é um dinheiro garantido, todos os dias consigo vender facilmente toda a minha produção ”, ressalta o produtor rural Juarez Alves Nogueira.
Fonte: Folha Vitória

pube