Mais lidas 🔥

Carcinicultura
Camarão-da-malásia em pequenas áreas é alternativa para aumentar renda no campo capixaba

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

Cafeicultura orgânica
Café arábica orgânico avança com tecnologia e cultivares certas

“
| Técnicos rurais, produtores rurais e agricultores familiares participam de excursão técnica sobre Vitivinicultura. |
Mais de 30 pessoas &ndash, entre técnicos rurais, produtores rurais e agricultores familiares &ndash, estiveram presentes em uma excursão técnica sobre o cenário da Vitivinicultura no Espírito Santo, nesta quarta-feira (30), na vinícola
Guizzardi, na propriedade do senhor Reginaldo Guizzardi, no distrito de Alto Norte, município de Muniz Freire.
A parte teórica da excursão foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista do escritório do Incaper (ELDR) de Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali de Mattos. Na ocasião foram apresentados o cenário atual da vitivinicultura no país e o manejo da cultura no Espírito Santo. Posteriormente, na vinícola, todos puderam conhecer o parreiral da propriedade em produção, com os tipos de poda adequados e as técnicas de enxertia da videira.
O município de Dores do Rio Preto não possui produção comercial de uvas, mas os produtores têm procurado saber mais a respeito desta cultura, visando a diversificação das suas propriedades. Eles também esperam poder explorar a viticultura como mais um atrativo turístico no agroturismo.
Segundo Sangalli, o cenário da cadeia produtiva da uva no Espírito Santo é promissor. “O Estado possui condições diferenciadas de clima e solo, que propiciam o cultivo da videira de qualidade. Essas importantes características estão distribuídas praticamente em todo o Estado ”, comentou.
Para a engenheira agrônoma do Incaper, Priscila Nascimento &ndash, que acompanhou os produtores durante a excursão visita &ndash, é importante que os agricultores entendam o manejo de uma cultura antes de implantá-la, pois isto diminui as chances de erro. “Ações assim permitem a troca de conhecimento entre técnicos e produtores, dando novo ânimo para quem já está na atividade e incentivando aqueles que ainda não começaram””.
A princípio participariam da palestra apenas os produtores de Dores, mas como houve o interesse nos municípios vizinhos, o convite foi estendido para Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Marechal Floriano, contabilizando ao todo, oito escritórios do Incaper &ndash, Região Serrana e Sul Caparaó &ndash, seus respectivos técnicos e agricultores locais.
A família do Sr. Reginaldo é um exemplo de superação, pois alguns equívocos na produção já aconteceram no início, mas não desistiram da atividade e hoje colhem os frutos da sua dedicação, devido também ao apoio e assistência técnica do escritório local do Incaper em Muniz Freire.
Os produtores ainda querem fazer outras visitas em outras propriedades, por isso outras excursões serão realizadas. Para mais informações: (28) 3559-1442.





