Geral

14 de maio: dia de celebrar a cafeicultura capixaba

por Redação Conexão Safra

em 13/05/2014 às 0h00

4 min de leitura

14 de maio: dia de celebrar a cafeicultura capixaba

Pela primeira vez, o lançamento da safra é realizado em um município do sul do Espírito Santo


A cafeicultura capixaba está em festa. Será realizado nesta quarta-feira (14) o evento de comemoração do Dia da Colheita do Café Conilon, Lançamento da Campanha Anual de Melhoria de Qualidade do Café e Lançamento do Programa Calcário Correto.

O objetivo é apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba. Realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com representantes de toda a cadeia produtiva da cafeicultura capixaba, o evento está marcado para quarta-feira (14), a partir das 9h, na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.

Pela primeira vez, o lançamento da safra é realizado em um município do sul do Espírito Santo. “Já realizamos a colheita do café em Jaguaré, Marilândia, São Gabriel da Palha, Vila Valério… sempre no Norte do Estado. O Conilon é importante para mais de 20 municípios do Sul capixaba, região onde é desenvolvido o Programa Renova Sul Conilon. O principal objetivo é incrementar a produção e a produtividade, e melhorar a qualidade do café na região. No Sul, a produtividade era baixa e a qualidade, insatisfatória. Com certeza, este será um enorme incentivo para os cafeicultores e todos os envolvidos na cadeia de produção ”, lembrou Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura.


pube

Dia da Colheita do Café Conilon


No Espírito Santo, o dia 14 de maio marca oficialmente o início da colheita de café Conilon. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Desta forma garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café Conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper. Pela primeira vez, o lançamento da safra é realizado em um município da Região Sul do Espírito Santo.


Lançamento da Campanha Anual de Melhoria da Qualidade do Café


Entre as principais ações que garantem qualidade ao café produzido no Espírito Santo, estão o adequado planejamento e gestão das atividades associadas à produção, a melhoria das estruturas de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento, capacitação permanente de técnicos e cafeicultores, transferência de tecnologia aos produtores, implementação de salas de provas para classificação do café e concursos de qualidade. O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Fabiano Tristão Alixandre, aborda no evento os aspectos para a produção de café com qualidade.


Lançamento do Programa Calcário Correto


A utilização do calcário na cafeicultura contribui para a correção da acidez do solo, a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, e promove diversos outros benefícios. O Programa Calcário Correto tem como objetivo incentivar a utilização de calcário em propriedades de agricultores de base familiar nos municípios da Região Sul do Espírito Santo. O programa, desenvolvido pelo Incaper, fomenta a utilização correta do calcário, e prevê o repasse de 4 mil toneladas do produto a dois mil produtores rurais de 30 municípios da região. Desta forma, espera-se ampliar em 30% a produtividade do café. O doutor Lúcio Herzog De Muner, engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, coordena os trabalhos, e explica os detalhes a respeito do Programa Calcário Correto durante o evento.


Serviço:

Comemoração do Dia da Colheita do Café Conilon, Lançamento da Campanha Anual de Melhoria da Qualidade do Café e do Programa Calcário Correto.

Data: 14 de Maio de 2014 (quarta-feira)

Hora: 09h00

Local: Fazenda Experimental de Bananal do Norte / Incaper, Pacotuba – Cachoeiro de Itapemirim, ES.


Fonte: Seag

pube