pube
Fruticultura

Definidos os polos e frutas a serem cultivadas em Linhares

O Programa Municipal de Fruticultura faz parte do Plano Agro da Prefeitura de Linhares e visa fortalecer as comunidades rurais

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 19/04/2019 às 16h41

4 min de leitura

Definidos os polos e frutas a serem cultivadas em Linhares

Divulgação

Já foram definidos os cinco polos de frutas que serão implantados em Linhares pelo Programa Municipal de Fruticultura que envolverá em média 60 produtores. São os pólos: Distrito Farias, com a produção de cajá manga anão, o plantio de uva no Polo Alto São Rafael, que contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas, Baixo São Rafael, com produtores de localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira, com a introdução da goiaba, BR 101 Sul, compreendendo os distritos de Quartel, Bebedouro e Desengano, com o cultivo de limão, e o Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação), com a produção de açaí. A implantação das lavouras está prevista para iniciar até o fim deste ano.

A área a ser cultivada é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores participantes que ainda estão no processo de adesão ao programa. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que estão sendo realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas são propícias para cada região.

pube

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que a prefeitura apoiará o fomento de mudas, além de, junto a parceiros, fazer o acompanhamento técnico desde a lavoura até a comercialização das frutas. Antes da implantação, os produtores participarão de seminários, capacitações, dias de campo e visitas a plantios de frutas para que os polos se consolidem e gerem bons resultados.

“O programa tem sido muito bem aceito pela inovação, mas há uma cautela natural do produtor que está acostumado com o cultivo de café. Por isso, o município vem oferecendo respaldo técnico para munir o produtor de informações e possibilitar o cultivo e a diversificação da sua atividade, gerando assim uma movimentação de renda e aproveitando melhor pequenos espaços de terra na propriedade”, disse Fiorot.

O programa já foi apresentado a produtores de sete regiões de Linhares, ocasião em que foi destacada a metodologia, analisado o perfil de cada um, suas dificuldades e interesses, além de visitas técnicas a lavouras que já têm bastante tempo de produção para conhecer as peculiaridades do cultivo das frutas e como desenvolver o plantio.

O prefeito Guerino Zanon ressaltou que a iniciativa é mais um eixo do Plano Agro do município que é colocado em prática. “O município de Linhares tem condições climáticas favoráveis a diversos tipos de frutas e aumentar a produção da atividade vai gerar mais renda para o produtor e contribuirá para a economia do município. O setor tem grande potencial e estamos oferecendo subsídios para que os produtores tenham sucesso na implantação de novas culturas, gerando novos empregos e ampliando o mercado, inclusive para exportação”, destacou.

Antes das visitas, técnicos da Secretaria de Agricultura e da empresa de consultoria que elabora o programa se reuniram com o Conselho Municipal de Agricultura e com integrantes da cadeia produtiva de insumos, instituições financeiras, viveiros, empresas de beneficiamento de frutas, para apresentação do Programa Municipal de Fruticultura e a metodologia a ser aplicada. O programa faz parte do Plano Agro, desenvolvido pela gestão, que tem entre suas prioridades o objetivo de fortalecer as comunidades rurais. Mais informações é só entrar em contato no telefone (27) 3372-2013.

Fruticultura em Linhares
Atualmente Linhares é destaque na produção de maracujá, coco, banana, laranja e goiaba, além de ser o principal exportador de mamão papaia para os Estados Unidos e alguns países da Europa. A fruticultura em geral é o principal arranjo produtivo local de Linhares gerando 3.533 empregos pelas 300 empresas locais na produção e no beneficiamento, segundo dados do Instituto Futura e da Agência de Desenvolvimento de Linhares (Adel).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!