Soea destaca avanços em energia limpa, startups e mobilidade elétrica
por Assessoria de Imprensa
em 09/10/2025 às 17h04
3 min de leitura

Foto: Sto Rei e Impacto/Confea
Siga nosso Instagram: @conexaosafra
Na terça-feira (7), a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece em Vitória (ES), trouxe à tona discussões estratégicas sobre tecnologia, precisão e soluções complexas para os setores de energia, indústria e infraestrutura sustentável. Em um painel de destaque, a engenheira eletricista Arileide Cristina Alves, pesquisadora do Centro Embrapii-Lactec, apresentou a palestra “Soluções em redes inteligentes e mobilidade elétrica: pesquisa aplicada para sustentabilidade e transformação digital no setor elétrico”, evidenciando a importância da pesquisa voltada para o desenvolvimento de sistemas mais eficientes e sustentáveis.
No mesmo painel, o engenheiro eletricista Gian Carlo Brustolin, professor e consultor do Instituto de Tecnologia Lactec, expôs o case da Startup X, mostrando oportunidades de apoio, fomento, treinamento e pesquisa a fundo perdido para inovação no Brasil, reforçando a relevância do investimento em tecnologia e capacitação para transformar o setor elétrico. O painel foi moderado pelo engenheiro eletricista e conselheiro federal Sérgio Maurício.
Em sua fala, Arileide Cristina destacou que todo engenheiro precisa estar atento às mudanças e consciente das adaptações necessárias em sua atuação. “Nosso sistema elétrico ainda conta com infraestrutura antiga e uma matriz histórica baseada em fontes fósseis, o que torna essencial a transição energética e a busca por soluções sustentáveis. É fundamental atuar visando não apenas eficiência e sustentabilidade, mas também o conforto e a segurança da sociedade. O objetivo é conscientizar profissionais e estudantes sobre a urgência de estudar, inovar e romper com práticas tradicionais, trazendo novas tecnologias e estratégias para a engenharia”, reforçou a engenheira.
Já o engenheiro Gian Carlo apresentou os resultados de um trabalho voltado a estimular fomento e inovação em empresas de todos os portes, com foco especial em startups, mas com foco em motivar profissionais a inovar dentro de qualquer empresa de engenharia.
Mais Conexão Safra
“A inovação no Brasil enfrenta desafios, principalmente pelo custo e investimentos necessários, mas mostramos que existem fontes de fomento que permitem desenvolver projetos praticamente a custo zero. No Centro de Pesquisa Lactec, apoiamos startups desde a fase inicial até torná-las capazes de oferecer produtos inovadores e relevantes para o mercado. Esse tema é fundamental, porque empresas que não inovam correm o risco de estagnar, perder clientes e faturamento. A inovação deixou de ser uma opção e se tornou essencial para a competitividade no setor de engenharia”, assegurou Gian.
DA MESMA SÉRIE
- De ES para SE: Sergipe recebe bandeira e sediará 81ª Soea em 2026- IoT, IA generativa, cidades inteligentes: 80ª Soea transborda inovação- Aumento de carga tributária para serviços preocupa especialistas- Cobrança de água pelo STJ é tema de debate técnico na 80ª Soea- Engenharia reforça alertas sobre segurança em sistemas inflamáveis- Painel destaca papel da geologia e mineração na força do agronegócio- Energia e sustentabilidade: soluções para a Amazônia- Cartilha do Confea alerta para os risco da má qualidade do ar interiorClique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!



