IoT, IA generativa, cidades inteligentes: 80ª Soea transborda inovação
por Assessoria de Imprensa
em 10/10/2025 às 17h15
2 min de leitura

Foto: Sto Rei e Impacto/Confea
Siga nosso Instagram: @conexaosafra
Economia azul, cidades inteligentes, IA generativa, internet das coisas, saberes indígenas, arborização urbana, homenagens e até sobrevivente de acidente de avião: tudo isso e muito mais os cerca de 6,5 mil participantes da 80ª Soea tiveram acesso nos últimos quatro dias no município da Serra, na Grande Vitória (ES).
O evento terminou nesta quinta-feira (9), com a solenidade de encerramento sendo precedida pela cerimônia de entrega da bandeira, quando o anfitrião do evento, o presidente do Crea-ES, Jorge Silva, passou o estandarte da Soea ao anfitrião da próxima Semana, que será realizada em Sergipe de 13 a 16 de outubro.
Para o diretor de Benefícios da Mútua, Evânio Nicoleit, as Semanas Oficiais da Engenharia e da Agronomia são momentos de conectar saberes. “A Mútua se sente muito honrada de fazer parte dessa história e, especificamente, deste capítulo aqui em Vitória. Este é o Sistema Confea/Crea e Mútua sempre se transformando”.
O anfitrião e presidente do Crea-ES, Jorge Silva, saudou os presentes e enalteceu o corpo técnico do Confea e do Crea-ES, além dos patrocinadores. Enfatizou ainda a grandiosidade da Soea: “É o maior evento do Brasil e da América Latina na área da engenharia. Uma salva de palmas para vocês que trabalham pela valorização dos profissionais e pela defesa da sociedade”.
Mais Conexão Safra
Para encerrar a Soea, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, convidou a secretária executiva da Semana, Silvia Girardi, para subir ao palco e, com esse gesto, agradeceu toda a equipe por trás da estrutura do evento.
Na sequência, Marchese declarou abertos os trabalhos do Congresso Nacional dos Profissionais, que, na prática, se iniciam na sexta-feira (10). Realizado a cada três anos, o CNP chega à sua 12ª edição com o tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”, estruturado em cinco eixos: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético para os municípios. Saiba mais em www.cnp.org.br.
DA MESMA SÉRIE
- De ES para SE: Sergipe recebe bandeira e sediará 81ª Soea em 2026- Aumento de carga tributária para serviços preocupa especialistas- Cobrança de água pelo STJ é tema de debate técnico na 80ª Soea- Engenharia reforça alertas sobre segurança em sistemas inflamáveis- Painel destaca papel da geologia e mineração na força do agronegócio- Energia e sustentabilidade: soluções para a Amazônia- Cartilha do Confea alerta para os risco da má qualidade do ar interior- Como a IA pode transformar ideias em realidadeClique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!



