pube
Eventos

Primeira Festa da Palmeira Juçara acontece em maio com vasta programação

por Redação Conexão Safra

em 17/04/2022 às 9h40

2 min de leitura

Primeira Festa da Palmeira Juçara acontece em maio com vasta programação

Foto: Eliomar Mareto

Maior produtor capixaba, considerado a Capital Estadual do Juçara, Rio Novo do Sul sediará nos dias 13, 14 e 15 de maio a primeira Festa da Palmeira Juçara. Na programação estão shows musicais, aula show com chefes de cozinha, concurso para escolha da Garota Juçara, oficinas, caminhada, plantio de mudas e claro, muitos pratos feitos com o produto para degustação. O evento será na praça Áureo Viana no Centro de Rio Novo.

A extensionista do escritório local do Instituto Capixaba e Pesquisa e extensão Rural (Incaper) de Rio Novo do Sul, Hanny Slany Pereira, diz que um dos objetivos do evento é mostrar as potencialidades do produto e fortalecer a cadeia produtiva. “Muitos produtores não sabem das possibilidades da palmeira Juçara, e um dos objetivos da festa é justamente esse, mostrar que pode ser uma fonte de renda, suas potencialidades, fortalecer a cadeia produtiva e inserir os produtos derivados da polpa no mercado”.

Hanny disse ainda que, além de gerar renda e trabalhar a preservação do meio ambiente, a palmeira pode impulsionar também o agroturismo com a criação de rotas turísticas.

pube

A festa é uma parceria da prefeitura de Rio Novo, Incaper e Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo (Idaf).

 

1º Caminhada Rota da Juçara

Como parte da programação dos festejos no dia 07 de maio acontecerá a 1ª Caminhada Rota da Juçara.  A saída será às 5h30 no pátio do Salão Paroquial da Igreja Católica de Rio Novo do Sul. Serão 8 km de caminhada de nível médio, passando pelas agroindústrias Açaí Juçara e Bonaloti, com o término na gruta “Boca do inferno”.

Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de plantar mudas da palmeira juçara, como o marco do início da rota.

 

Sobre a palmeira juçara

A palmeira juçara é uma espécie nativa da Mata Atlântica, que, no passado, foi explorada para extração do palmito e, por isso, entrou para a lista de ameaçadas de extinção. Porém, a juçara também gera frutos, dos quais se produzem polpa semelhante ao açaí.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!