pube
Eventos

Final de semana se anima com Tropeiro Móvel em Ibatiba

por Redação Conexão Safra

em 14/09/2021 às 10h04

4 min de leitura

O fim de semana em Ibatiba marcou o encerramento da Semana do Tropeiro e do Carreiro, com manifestação cultural e demonstração do potencial turístico do município. Além do lançamento do projeto Causo, Calangos e Prosas, na noite de sexta-feira (10), ao vivo pela internet, o sábado contou com o desfile do Tropeiro Móvel, no sábado (11), e, na manhã de domingo (12), com a Alvorada do projeto Encanto dos Tropeiros, e Caminhada dos Tropeiros e Carreiros pelas ruas da cidade.

A Semana do Tropeiro, realizada pela Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e Secretaria Municipal de Administração, foi aberta na quarta-feira (8), com a realização de uma prosa sobre “Associativismo”, depois seguiu com uma audiência pública, realizada pela Câmara de Vereadores, na noite de quinta-feira (9), para debater a criação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café Especial no município e região. Para fechar no final de semana com muitas manifestações culturais.

No sábado, essa manifestação aconteceu com o desfile do Tropeiro Móvel, montado pela Prefeitura sobre o chassi de um antigo trailer. Medindo em torno de 25 metros quadrados, a estrutura foi inspirada nas raízes tropeiras, como paredes barreadas e fogão a lenha onde foram preparadas linguiça e torresmo. Isso tudo ao som muita moda de viola de calangos, por meio do som montado no Tropeiro Móvel.

pube

Ele saiu do bairro Ipê, puxado por um trator, para percorrer as principais cervejarias de Ibatiba, começando pela LoveLand, que fica no mesmo bairro. Depois seguiu até o FoodPark, da cerveja artesanal Verla, parou em frente ao Museu do Tropeiro, se dirigiu para Panzert Cerveja Artesanal, para terminar a noite no Posto Petrobras (antigo Posto Esso). Sempre acompanhado por pessoas que seguiam a pé, curtindo o som e a comida tradicional da Terra dos Tropeiros, e pelo prefeito Luciano Pingo, vice-prefeita Criziane Moreno, demais secretários municipais e vereadores, entre estes o presidente da Câmara, vereador Fernando Viera.

Já no domingo, a programação começou bem cedo, com uma alvorada feita pelos membros do projeto Encanto dos Tropeiros, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras de Ibatiba, incluindo o grupo As Tropeirinhas, que percorreu a cidade e se apresentou, junto com o Tropeiro Móvel. E ainda na parte da manhã, aconteceu a Caminhada dos Tropeiros e Carreiros de Ibatiba, pelas ruas do centro de Ibatiba, com a participação de carros de bois e cavaleiros.

Entre os carreiros, estavam os irmãos Valdo Burrão, 47 anos, e Elizângela Amorim, 40, do Córrego Perdido, zona rural de Ibatiba, que herdaram e assumiram a tradição vindo do pai, João Braulino – carreiro tradicional do município, já falecido. “Ando de carro de boi desde criança, é nosso xodó, e estou junto, aqui, com meu filho Kauan Silveira (14 anos), minha filha Kamille (7 anos) e o caçula Kaique (4 anos), já passando a tradição para eles”, afirma Elizângela.

O mesmo é dito por Valdo que também acompanhava o pai desde criança. “Isso não sai do sangue, porque meu pai sempre mexeu com carro de boi e nós não vamos deixar morrer a tradição, vamos manter e passar para nossos filhos e netos”, disse.

Andando e conduzindo carros de boi desde 8 anos de idade, outro carreiro presente à caminhada foi Davi Gomes de Freitas, hoje com 49. Ele também mantem a tradição passada pelo pai, Jarci Gomes de Amorim – tropeiro e carreiro que estava na caminhada em uma charrete. “E estou passando a tradição para meus filhos que estão aqui comigo, o Maurício, com 19 anos, e a Lívia, de 17”, contou.

 

pube