Exposul Rural

Proteinorte: uma gigante do setor avícola

por Proteinorte: uma gigante do setor avícola

em 16/05/2023 às 16h58

4 min de leitura

Proteinorte: uma gigante do setor avícola

Situada em Linhares, no Norte do Espírito Santo, e fundada em 1976 e contando com um moderno e eficiente parque industrial, com 27 mil metros quadrados de área, a Proteinorte tem capacidade para abate de até 150 mil aves por dia, e vem, ao longo de quatro décadas, reafirmando a vocação em produzir alimentos de altíssima qualidade e sabor, seguindo os mais rígidos padrões de qualidade internacionais.

Atualmente, a Proteinorte é proprietária das marcas Xiken e Kifrango, contando com vários aviários próprios e ainda com uma ampla rede integrada de produtores locais. Assim, a empresa mantém um rígido controle sobre a alimentação, manejo e o bem-estar das aves, que são alimentadas com minerais orgânicos, 100% vegetais e saudáveis e constituem-se na forma mais próxima possível dos elementos encontrados na natureza, facilitando a absorção dos nutrientes de forma saudável e natural.

De acordo com a empresa, esse mesmo rigor e compromisso com a qualidade se aplica ao cuidado com a comunidade e ao meio ambiente, desde o tratamento da água usada na indústria e nas granjas ao processamento dos resíduos sólidos, que são reciclados em sua totalidade, transformando-se em adubos e matérias primas para ração animal.

Apoio Finep

A Proteinorte Alimentos, uma das maiores indústrias de alimentos de origem avícola capixaba, contará com o apoio de quase R$ 20 milhões do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a construção de um incubatório em Sooretama. O investimento vai alavancar ainda mais a atuação da empresa no Espírito Santo. O montante aprovado para o projeto é um dos maiores da instituição capixaba, em recursos Finep.

Investindo com a linha de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos, com repasse exclusivo do Bandes no Espírito Santo, o projeto vai promover a inovação dos processos da Proteinorte com a internalização da etapa de incubação de ovos, permitindo também a implantação de uma metodologia para a seleção de ovos de primeira linha e melhorando a qualidade de seus produtos.

Por meio da inovação dos processos internos, o maior projeto Finep do Bandes possibilitará que a empresa reduza a taxa de mortalidade no transporte de aves compradas de outros estados, bem como contará com toda a infraestrutura necessária para a desinfecção de ovos, o armazenamento e o transporte para a incubação em condições apropriadas, sala de estocagem, incubação, eclosão, pintos e expedição.

De acordo com o diretor de Produção Rural da Proteinorte, Hércules Marin, a empresa tem um legado de inovação desde a fundação, principalmente relacionado à modernização de suas estruturas. Por isso, com o apoio do Bandes, mais uma metodologia inovadora é implementada, com a seleção de ovos de primeira linha, em que os pintinhos que nascerão no local terão um alto controle sanitário, por conta do ambiente controlado, ampliando o cuidado da empresa em todos os processos de produção.

“O Bandes e a Proteinorte têm um longo histórico de parcerias de sucesso. O banco vem apoiando a empresa em diversos outros projetos. Considerando a abrangência da Finep para o desenvolvimento e a inovação de empresas já estabelecidas, entendemos que se tratava da linha de crédito que mais se aproximava do propósito da empresa, além de oferecer condições atrativas para o financiamento quando comparadas a outras opções de mercado”, afirmou Marin.

Entre os atrativos observados pela Proteinorte para o acesso às linhas Finep, Hércules Marin citou as possibilidades de se fomentar o processo de inovação em empresas já estabelecidas; proporcionar a geração de mais emprego e renda para o Espírito Santo, e também as condições de financiamentos vantajosas.

O banco trabalha no mercado capixaba com o Programa de Infraestrutura Energética (Bandes Solar), voltado para empresas que querem investir em projetos de eficiência energética, desde obras, instalações, serviços e aquisição de equipamentos, componentes e sistemas geradores fotovoltaicos. São recursos do Governo do Espírito Santo para financiar mecanismos de energia renovável, como a instalação de placas fotovoltaicas e miniusinas solares. O Bandes Solar faz parte do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura, que fortalece e estimula investimentos da inciativa privada por meio do crédito e da prestação de serviços.

DA MESMA SÉRIE

- VÍDEO | Bandes anuncia investimentos em Cachoeiro e reforça programas- Te Atende: união entre a qualificação e o aperfeiçoamento- Senar-ES traz palestrante nacional para ExpoSul Rural 2023- Exposul Rural é prato cheio para amantes da gastronomia- Edição 2023 da Exposul Rural começa nesta quinta-feira (4)- ExpoSul Rural recebe reunião da Comissão de Agricultura e Pesca- Seminário sobre clandestinidade de produtos de origem animal dia 05/5- Exposul Rural 2023 começa nesta quinta-feira (4); confira programação

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!