Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

O município de Ibitirama vai realizar nesta quinta-feira (17), a partir das 15h, no Parque de Exposições, a 2ª Mostra de Cafés Especiais. O evento visa despertar nos cafeicultores a urgente necessidade de uma mudança de postura, buscando alternativas para minimizar os efeitos negativos de uma produção não planejada.
Ibitirama tem na cafeicultura de arábica, sua principal atividade econômica e social, uma produção anual próxima de 160 mil sacas beneficiadas.
Segundo a municipalidade, 85% do café produzido ainda é comercializado como bebida de qualidade inferior, atingindo preços que muitas vezes não cobrem nem mesmo os custos de produção, tornando a atividade pouco atrativa, com baixa remuneração, desestabilizando a economia municipal.
A mostra tem como um de seus objetivos o aumento da produtividade (produção por área), sempre apontando que é preciso produzir cafés com padrões de qualidades superiores, para que se tenha acesso aos novos mercados e novas formas de comercialização.
A expectativa é que, com essa nova postura de produção e o acesso a esses nichos de mercados, seja proporcionada uma melhor remuneração para os cafeicultores, em especial, os de base familiar.
Mostra
Nessa Mostra, estarão sendo apresentados e discutidos os desafios da produção de cafés especiais, produtores darão depoimento sobre como estão rompendo os desafios e alcançando novos mercados com preços mais atraentes.
Os melhores cafés do município serão identificados e a população será estimulada a identificar, através da prova popular, as diferenças marcantes na qualidade do produto, afim de estimular e consolidar o consumo desses cafés.




