Caparaó Capixaba vira cenário para romance de premiado escritor
por Rosimeri Ronquetti
em 03/02/2025 às 4h47
3 min de leitura

O escritor Danyel Sueth em Pedra Menina. Foto: arquivo pessoal
O potencial dos cafés especiais atraiu os olhares do mundo para a Região do Caparaó Capixaba. E não são apenas as pessoas ligadas à cadeia produtiva ou apreciadores de bons cafés que se rendem aos encantos de comunidades como Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, e Patrimônio da Penha, em Divino de São Lorenço, no entorno do Parque Nacional do Caparaó.
O músico, ator e escritor Danyel Sueth, de 43 anos, nascido no Rio de Janeiro e morador de Alegre há 26 anos, se prepara para escrever um romance ambientado na região. Para entender a reunião das comunidades em torno dos cafés especiais, como essa produção fez as pessoas se aglutinarem e viverem como se fossem uma grande família, Danyel está fazendo uma residência literária, uma imersão de seis meses em Pedra Menina.
“Sou escritor e tudo que acontece aqui, essa paixão das pessoas pela cultura do café, me interessa muito, interessa muito a literatura. Eu ando pelas propriedades e não tem cerca entre elas. Para mim é tudo muito diferente. Não tem violência, não tem uma série de coisas. Parece que a gente entra, de certa forma, em uma cápsula do tempo”, explica Sueth.
Danyel disse ainda a obra terá personagens fictícios, mas dentro de um cenário real, que tem como pano de fundo os cafés especiais.
“Durante a residência estou convivendo com as famílias, conhecendo um pouco da cultura local e dos cafés, das histórias das pessoas e das comunidades para entender o que este lugar tem de mágico, o que faz este lugar ser o que mais cresce, hoje, no turismo no Espírito Santo”.
A previsão é que o livro, que ainda não tem nome, seja lançado no final deste ano. Após a publicação, o projeto tem ainda uma segunda fase. O autor vai ministrar palestras em algumas escolas para apresentar o livro e incentivar a leitura por meio da doação de livros para as bibliotecas das unidades de ensino.
O projeto é custeado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo.
Mais Conexão Safra
Premiação
Com direção de Danyel Sueth e Diego Scarparo, “Não Volte Mais” foi premiado como melhor filme no Honor Film Festival, nos Estados Unidos. Foi a segunda premiação internacional do filme rodado na cidade de Alegre e lançado em abril de 2024.
O festival, que celebrou a diversidade cinematográfica, reconheceu produções de várias partes do mundo em categorias como melhor drama, comédia, ação, romance e musical.
Ele também venceu o prêmio de Melhor Filme por Júri Popular no First-Time Filmmaker Sessions, promovido pela LiftOff Global Network, no Reino Unido. Além disso, “Não Volte Mais” já participou de diversos festivais pelo Brasil, reafirmando o talento e a criatividade do cinema produzido no Espírito Santo.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!