Conceição na rota

Da roça ao restaurante: a trajetória de uma família no turismo rural

Inicialmente planejado como um simples bar com campo de bocha para os domingos, o projeto evoluiu para um bem-sucedido restaurante rural

(*Foto: Leandro Fidelis/ Imagem com direito autoral. Proibido reprodução sem autorização).

Claumir Fardin (41) é um dos protagonistas do crescente movimento turístico no Vale do Emboque, em Conceição do Castelo (ES). Com mais de uma década de sonho em mente, ele finalmente viu a oportunidade de concretizá-lo quando surgiu a demanda por pontos de alimentação na região. Inicialmente planejado como um simples bar com campo de bocha para os domingos, o projeto evoluiu para um bem-sucedido restaurante rural, atendendo às necessidades dos turistas que passavam o dia na área sem opções de refeição.

Localizado em uma propriedade que já abrigava um alambique e a produção de açúcar mascavo e rapadura da família, o restaurante Caminho do Vale agora oferece um espaço de 500 m², com redes espalhadas na mata, área kids e um amplo jardim com árvores frutíferas e pássaros silvestres. Com um público predominantemente familiar, o empreendimento rural inaugurado em outubro se tornou um ponto de encontro para moradores locais e das cidades vizinhas. O local também aluga espaço para a realização de festas particulares.

Apesar de ainda trabalhar como motorista e a mulher, Silvanete Ribeiro (41), como manicure, Claumir decidiu diminuir o tempo na estrada para, num futuro próximo, se dedicar integralmente ao restaurante. O empreendimento tem sido um sucesso, embora ainda precise de investimentos adicionais, principalmente na cozinha, explica o proprietário.

“Hoje estamos em um município forte em pecuária e cafeicultura. Tudo que sai dessa lógica no meio rural é taxado como loucura, como o cultivo de uva e cacau. Tudo tem potencial, basta acreditar e investir. Por que aqui não daria certo?”, questiona Fardin.

Claumir Fardin acredita no potencial turístico de Conceição do Castelo e do Vale do Emboque, destacando as belezas naturais, a cultura local e a receptividade da comunidade como atrativos únicos. Ele espera que mais empreendedores invistam na região, transformando-a em um polo turístico de referência.

“Nossa iniciativa incentiva outras pessoas a investirem mais no setor. Quem dera todo mês abrisse um restaurante, uma pousada ou um café em Conceição para agregar mais à nossa oferta turística e nos tornarmos polo de referência na região. Hoje, temos dependência da estrutura de hospedagem e de alimentação dos municípios vizinhos. Temos que oferecer além das nossas belezas naturais. Rodo e pesquiso bem para adaptar alguma novidade, mas de todos os lugares eu digo: ‘Conceição é o paraíso’”, avalia.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos