pube
Educação no Campo

Família Santiago teve a vida impactada pela Formação Técnica do Senar

por Assessoria de Comunicação Faes

em 18/01/2024 às 14h27

2 min de leitura

Família Santiago teve a vida impactada pela Formação Técnica do Senar

Foto: divulgação Faes/Senar-ES

Amanhã, 19 de janeiro,  é o último dia para se inscrever na e-Tec do Senar-ES, nos cursos de Agricultura, Agronegócio e Zootecnia. A formação técnica voltada para o público rural busca levar conhecimento e produtividade para a população do campo. Quem participou, sabe a diferença que fez em sua vida. Como é o caso do Francisco.

“Eu gosto muito de dizer que tem a versão do Francisco Santiago antes e depois que eu fiz o curso do Senar. E o que vem depois do curso é muito melhor. É uma versão muito mais aprimorada, uma versão com muito conhecimento”. É assim que Francisco descreve sua experiência com a e-Tec do Senar-ES.

pube

O produtor é ex-aluno da turma de Fruticultura, formação técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo, na qual participou junto com o filho Matheus Santiago. Ambos, juntos com o patriarca da família, Sebastião, conduzem o Sítio Santiago, local onde produzem maracujá, abacaxi, uva, goiaba e caju, que logo viram polpas da Santiago Frutas.

O plano de negócio da agroindústria de polpa de frutas foi o Trabalho de Conclusão de Curso feito por Francisco durante a e-Tec. O ex-aluno lembra da variedade de ensinamentos em que teve acesso no treinamento e ressalta os principais.

“Ao fazer a e-Tec do Senar eu aprendi muita coisa, mas a principal foi trabalhar com produtividade, qualidade e frequência. Ter que produzir cada vez mais num terreno cada vez menor, ter qualidade e ter frequência, porque senão você perde o mercado. Você tem que ter o produto sempre, pra estar atendendo o seu cliente”, afirma.

Neste semestre, o Senar-ES está ofertando um novo curso, o de Agricultura. Além dos já conhecidos: Agronegócio e Zootecnia. Todos são feitos em formato híbrido, ou seja, parte presencial e parte online, em três polos espalhados pelo interior do estado: Agronegócio em Rio Bananal, Zootecnia em Cachoeiro de Itapemirim e Agricultura também nesses dois municípios e em Domingos Martins. Todos eles, gratuitos!

Francisco Santiago aponta que quem não fez ainda o treinamento da e-Tec está perdendo tempo! “O agricultor precisa ter conhecimento, precisa ter planejamento, disciplina e muito trabalho. O Senar me motivou ainda mais”, finaliza o produtor.

Você também pode ter a sua vida impactada, como a da família Santiago. Não perca mais tempo. Inscreva-se em: etec.senar.org.br

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!