pube
Educação no Campo

Jovens rurais de Marilândia participam de intercâmbio na Bahia

por Assessoria de Comunicação da Seag

em 14/12/2023 às 6h48

2 min de leitura

Jovens rurais de Marilândia participam de intercâmbio na Bahia

Foto: divulgação Seag

Um grupo de 20 técnicos recém-formados na Escola Família Agrícola de Marilândia participa de um intercâmbio sobre a produção de cacau em Ilhéus, litoral da Bahia. A experiência é um incentivo aos jovens profissionais na aquisição de conhecimentos importantes para sua formação e para a possibilidade de diversificar a produção agrícola.

Fazem parte da experiência técnica visitas em instituições e organizações que desenvolvem atividades vinculadas ao cacau, que vão desde o plantio até o beneficiamento da fruta, passando pelas questões de qualidade, agregação de valor e técnicas agroecológicas.

pube

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, essa é uma experiência importante para os jovens profissionais. “Além da formação técnica, esta é uma oportunidade de incentivar esses alunos a poderem atuar em suas propriedades e orientar os agricultores familiares sobre a importância de diversificar a produção agrícola com outras culturas”, avaliou.

Uma das participantes é a técnica em agropecuária Letícia Alvarenga,18. Para ela, visitas técnicas são oportunidades de agregar o conhecimento adquirido durante o curso.

“Tudo o que temos visto contribui para aprimorar o que aprendemos na teoria, em sala de aula, e serve de subsídio para, no futuro, podermos assistir melhor o produtor rural e contribuir para fomentar a diversificação agrícola na nossa região que ainda é predominada pela cafeicultura. Tem sido dias de muito aprendizado e crescimento”, afirmou Letícia Alvarenga.

O grupo participou de uma série de capacitações, incluindo a seleção de amêndoas do cacau e visitas técnicas às produções cacaueiras orgânicas de Ilhéus, que são reconhecidas em todo o país.

Ainda fazem parte do itinerário dos visitantes à Rede de Agroecologia Povos da Mata, formada por produtores da agricultura familiar assentados da reforma agrária, a Chocolateria Dengo e o assentamento Dois Riachões.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!