pube
Economia

Ritmo de queda do preço do arroz diminui

por Redação Conexão Safra

em 17/04/2025 às 5h11

2 min de leitura

Ritmo de queda do preço do arroz diminui

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

O ritmo de queda dos preços do arroz em casca tem diminuído nos últimos dias, indicando um possível maior equilíbrio entre oferta e demanda, segundo pesquisadores do Cepea. Paralelamente, dados recentes apontam para um aumento da disponibilidade interna nesta temporada, elevando os estoques de passagem previstos para fevereiro de 2026.

pube

Apesar dessa sinalização, levantamentos do Cepea mostram que a liquidez no mercado segue baixa, com compradores retraídos devido à dificuldade de repassar os custos do arroz em casca para o produto beneficiado. Produtores também demonstram cautela, seja pelo descontentamento com os preços atuais, seja pelo foco nas atividades de campo.

No entanto, agentes consultados pelo Cepea mantêm uma expectativa positiva em relação à demanda internacional, especialmente diante do cenário de taxações impostas pelos Estados Unidos, o que poderia impulsionar a procura pelo arroz brasileiro.

De acordo com o relatório de março da Conab, a produção nacional de arroz em casca para a safra 2024/25 é estimada em 12,14 milhões de toneladas, representando um aumento de 14,75% em comparação com a safra anterior. Com importações estáveis em 1,4 milhão de toneladas, a disponibilidade interna total deve atingir 14 milhões de toneladas, um crescimento de 13,77% em relação à safra passada.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!