Mais lidas 🔥

Sustentabilidade no campo
Abelhas sem ferrão ajudam produtor a reparar impactos do desmatamento

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de junho

Manejo de pragas
Incaper ensina armadilha simples contra mosca-das-frutas

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

As exportações brasileiras de carne bovina alcançaram um novo recorde em outubro. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, apenas nos dez primeiros meses de 2025, o Brasil já embarcou o equivalente a 96% de todo o volume exportado em 2024. O resultado indica que o país caminha para o melhor ano da história em volume e receita cambial.
O ritmo acelerado também se verifica nos embarques de animais vivos. De janeiro a outubro, 842 mil cabeças deixaram o país, 12,4% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.
Segundo pesquisadores do Cepea, o forte escoamento da carne no mercado internacional tem sido decisivo para evitar excesso de oferta doméstica, contribuindo para a sustentação dos preços no Brasil. A demanda externa, somada a uma oferta menor de animais para abate nesta época do ano, tem estimulado valorização gradual no atacado e nas diferentes categorias pecuárias.
Suíno vivo e carne suína voltam a subir
Após quase seis semanas de estabilidade, os preços do suíno vivo e da carne suína no atacado reagiram nos últimos dias. De acordo com o Cepea, o movimento foi influenciado pelo tradicional aumento de demanda no início do mês, que costuma fortalecer as vendas internas.
No mercado externo, o desempenho também foi expressivo. Com o avanço dos embarques para Japão e México, o Brasil registrou em outubro a segunda maior exportação mensal de carne suína da história – ficando atrás apenas do recorde de setembro.
Foram 142,7 mil toneladas embarcadas em outubro, volume 5% menor que o recorde de setembro, mas 10% acima do mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, os embarques ultrapassam 1,25 milhão de toneladas, crescimento de 13% sobre igual período do ano passado e um recorde histórico para os dez primeiros meses do ano.





