Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União, aPortaria nº 191que aprova o Guia de Boas Práticas Regulatórias da Secretaria de Defesa Agropecuária.
O objetivo é pautar a ação estatal em um processo sistematizado e transparente de produção de atos normativos, que facilite a participação e a compreensão geral acerca dos procedi-mentos prescritos. O manual incorpora diretrizes do governo federal voltadas para a desburocratização e a simplificação regulatória.
O Guia apresenta um fluxo composto por 12 etapas, que se sucedem e complementam: Iniciativa, Análise de Impacto Regulatório, Elaboração, Proposição e Anuência Prévia, Consulta Interna, Consulta Pública e Notificação Internacional, Audiência Pública, Análise do Comitê Permanente de Análise e Revisão de Atos Normativos (CPAR), Análise da Consultoria Jurídica do Mapa (Conjur), Assinatura, Publicação, e Implementação – Avaliação de Resultado Regulatório.
A observância do Guia é obrigatória no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária, mas a extensão de sua aplicação dependerá da complexidade do tema regulado, da urgência da ação estatal e da experiência acumulada.
“O Guia de Boas Práticas Regulatórias faz parte dos esforços para aprimorar a qualidade da nossa produção normativa. Ele explica e detalha cada etapa do processo, sendo uma iniciativa complementar ao já conhecido Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman) ”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.




