Curiosidades

Raro broto albino de café é encontrado em lavoura de Nova Venécia

Anomalia citoplasmática pode estar associada a vários fatores, tais como: deficiência nutricional, intoxicação, problemas de ordem genética, dentre outras causas

por

em 30/04/2021 às 9h49

4 min de leitura

Raro broto albino de café é encontrado em lavoura de Nova Venécia

Um caso inusitado e raro foi registrado no interior de Nova Venécia, quando agricultores encontraram em seu cafezal um broto ‘albino’ de pé de café.
O broto foi encontrado na propriedade do agricultor Luiz Roberto Menegussi, de 66 anos, no Córrego das Flores, no interior de Nova Venécia.

O Correio9 conversou com o seu filho, Bruno Menegussi, que detalhou como foi encontrada a planta. “Estávamos desbrotando o cafezal no dia 25 de março, quando a Camile, uma diarista que trabalha com a gente, achou esse broto ‘albino’. Eu nunca tinha visto isso antes, então, resolvemos não retirar o broto. Conversei com muitos amigos cafeicultores e eles também disseram que nunca viram algo parecido. Esse pé de café é comum e tem oito anos de idade”, disse Bruno.

O broto foi encontrado na propriedade do agricultor Luiz Roberto Menegussi, de 66 anos, no Córrego das Flores, no interior de Nova Venécia (foto: Correio9)

Ainda de acordo com Bruno, a família trabalha com agricultura há muitas décadas e essa foi a primeira vez que acharam um broto desta cor. Ele frisou que registrou a planta em fotos no dia do achado, e que ela estava com as folhas totalmente brancas. Agora, no fim do mês de abril, algumas folhas continuam brancas e outras estão na tonalidade rosa. O Correio9 entrou em contato com diversos cafeicultores de Nova Venécia, e todos foram unânimes em dizer que também nunca viram algo parecido.

pube

O que dizem os especialistas

Nossa reportagem enviou as fotos para o técnico agrícola Theomir Bassetti Filho no intuito de buscar informações sobre o caso. Ele nos informou que já tinha visto fato semelhante. Ele disse que essa anomalia citoplasmática pode estar associada a vários fatores, tais como: deficiência nutricional, intoxicação, problemas de ordem genética, dentre outras causas.

Theomir enviou, também, as imagens para um grupo de WhatsApp formado por engenheiros agrônomos e especialistas na área da cafeicultura e formou-se uma discussão sobre o assunto, porém, sem diagnóstico concreto, pois, apenas por fotos, não é possível esclarecer a causa do broto ‘albino’; seria necessária uma visita ao local para estudos.

Agricultor registrou a planta em fotos no dia do achado, e que ela estava com as folhas totalmente brancas (foto: Correio9)

“Isso são características de distúrbio fisiológico. As causas são variáveis. Ocorrem com raridade, tanto em cafeeiros novos em formação ou já adulto, neste caso, em brotações. Não traz prejuízo econômico e são raros os casos que atribuem isso à questão genética. O nome deste distúrbio é variegação”, revelou Moisés Marré, do Incaper, que também participou das discussões no grupo dos agrônomos.

Variegação

Variegação é a presença de zonas de coloração diferente nas folhas e, por vezes, nos caules de plantas. Estas plantas dizem-se variegadas. A variegação pode ter diversas causas. Alguns tipos de variegação são atrativos e ornamentais.

A falta de clorofila em alguns tecidos provoca variegação, com zonas esbranquiçadas ou amareladas nas folhas, em contraste com o normal tecido verde.
Como a área verde da planta é reduzida pela variegação, a planta tem uma menor capacidade de realizar a fotossíntese, acabando por ser mais fraca que a versão totalmente verde. Previsivelmente, estas plantas morrem na natureza.