Curiosidades

Raridade: bezerros gêmeos e de sexos diferentes nascem em fazenda de Linhares

A curiosidade chamou a atenção de Paulo Serra, médico veterinário e proprietário da fazenda Duas Anas, ao observar que a chance desse tipo de gestação é de somente 0,5% na medicina veterinária

por

em 02/07/2021 às 10h56

3 min de leitura

Raridade: bezerros gêmeos e de sexos diferentes nascem em fazenda de Linhares

Um caso raro de gestação normal de animais bovinos ocorreu em uma fazenda do interior de Linhares, local onde uma vaca deu à luz a bezerros gêmeos de sexos diferentes. A curiosidade chamou a atenção de Paulo Serra, médico veterinário e proprietário da fazenda Duas Anas, ao observar que a chance desse tipo de gestação é de somente 0,5% na medicina veterinária.

Os filhotes receberam o nome de Sandy e Junior (Foto: Wilton Junior/Correio do Estado)

Ele acrescentou que a vaca Carinhosa, da raça Gir leiteira, pariu os bezerros, um macho e uma fêmea, há pouco mais de um mês, destacando que os filhotes e a mãe estão bem de saúde. “Não há o que se preocupar”, disse Serra.

pube

O proprietário dos animais lembrou que ficou surpreso e relata que essa foi a primeira vez que isso aconteceu em sua propriedade. Paulo Serra contou que os bezerros nasceram no dia 20 de maio e que logo receberam nomes: Sandy e Junior.

“Em casos como esses, a probabilidade da bezerra apresentar a síndrome de freemartismo é alta. Trata-se de uma anomalia congênita, onde a fêmea nasce estéril e com características masculinas, devido à gestação gemelar com um macho”, ressaltou o proprietário dos animais.

Com os poucos mais de 30 dias de nascimento, Sandy e Junior surpreendem o veterinário. “Eles têm apresentado desenvolvimento normal, sendo que a única preocupação poderá vir a ser a infertilidade da fêmea. Mas estamos tendo uma atenção especial e até mais carinho no trato desses bezerros, afinal, é uma situação diferente e são poucos os casos como esse ocorrido aqui”, relatou.

Paulo Serra disse que o nascimento dos bezerros gêmeos chamou a atenção também dos vizinhos e que a propriedade está aberta à visitação, no Km 08 da Rodovia Paulo Pereira Gomes (acesso ao Pontal do Ipiranga). Basta ligar para um pré-agendamento: (27) 99993 – 0037.

Freemartismo

– Síndrome de freemartismo é provavelmente a mais frequente anomalia de desenvolvimento do aparelho genital das fêmeas bovinas, ocorrendo, ocasionalmente, em outras espécies. Freemartin é a fêmea que nasce estéril e com características masculinas devido à gestação gemelar com um macho.