Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Reconhecendo essa importância, a Cooabriel marca presença na Edição 2022, realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dentre os representantes da cooperativa estarão cooperados, integrantes do Núcleo Feminino da Cooabriel, além de colaboradores de diversos setores.
Atraindo um público de diferentes partes do mundo, a SIC oferece uma programação extensa, gerando oportunidades de negócios, apresentando novidades relevantes para toda a cadeia, oferecendo conhecimento e proporcionando acesso a novos mercados.
A Cooabriel se faz presente no estande Origens do ES, coordenado pelo Sebrae ES em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, a OCB/ES e a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo – Fecafés.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, que também é presidente da Fecafés, afirma que a SIC é uma grande oportunidade para demonstrar a qualidade do café produzido no Estado.
“Muitas interações são feitas, pois todos os membros da cadeia produtiva do café estão lá. É uma oportunidade para apresentarmos o que temos de melhor. O Espírito Santo tem realizado um trabalho bacana e começa a fazer uma boa divulgação do café, que é seu principal produto agrícola, como maior produtor de conilon do Brasil”, afirmou.
No estande serão servidos cafés das Indicações Geográficas capixabas e a Cooabriel apresentará amostras selecionadas de seus cooperados nos momentos de cupping do café conilon e na cafeteria do estande.
A degustadora e Q Robusta Grader da Cooabriel, Júlia Partelli, que participa do evento e atua em momentos de cupping, comenta que “além das excelentes possibilidades de networking, o evento é também uma grande oportunidade para a cooperativa apresentar cafés conilon de qualidade e demonstrar que tem avançado em relação aos cafés especiais.”
A cooperada Fabrícia Colombi, também participa da SIC 2022. “A feira é maravilhosa, bem grande e com cafés de todos os lugares do Brasil. Vim para conhecer o evento e buscar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do café. O mercado de cafés especiais é fantástico e aqui tem de tudo, desde torradores a equipamentos para embalagem e empacotamento, adubos, máquinas de cafés expressos e infinitas coisas sobre o café. Hoje sou um grão de areia na imensidão da praia nesse mundo chamado “café”. Mas esses eventos nos abrem os olhos para esse novo mundo”, comentou.
Prêmio Coffee of the Year
Dentro da feira de negócios acontece a final do Coffee Of The Year. O Concurso tem o objetivo de atrair e eleger os melhores cafés do ano no Brasil, além de divulgar novas origens produtivas.
Para a grande final do concurso são classificadas as melhores amostras de arábica e canéfora, que são degustadas pelo público. A revelação dos cafés mais votados acontecerá na Cerimônia de Premiação, no último dia do evento.
Nesta edição, o cooperado da Cooabriel, Guilherme da Silva Oliveira, que teve seu café ranqueado entre os Top 10 da edição 2022 do Concurso Conilon de Excelência, está entre os classificados para o prêmio “Coffee of the Year Brasil” – 2022.




