pube
Concurso de qualidade

Prova de café: amostras do concurso de qualidade chegam à etapa de degustação em Linhares

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 07/10/2022 às 14h28

3 min de leitura

Prova de café: amostras do concurso de qualidade chegam à etapa de degustação em Linhares

Foto: Kevyn Fracalossi

O Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares, que está em sua quinta edição, chega à sua etapa mais importante: a degustação das amostras selecionadas na primeira fase e seleção das 10 melhores que disputaram a premiação. A avaliação acontece nesta sexta-feira (7), na Unidade de Referência em Qualidade de Café, do Incaper. Os vencedores serão revelados no dia 20 de outubro.

 As amostras inscritas passaram por um processo de avaliação física e sensorial, sendo classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e à qualidade de bebida, de acordo o protocolo CQI/UCDA – que atesta a qualidade do produto, sendo selecionadas as que apresentaram acima de 70 pontos.

pube

O pesquisador José Altino Machado Filho, responsável pela Unidade de Referência de Qualidade de Café Conilon de Linhares, destacou que nesta edição espera-se colher os frutos de um trabalho que começou há muito tempo, e que já é perceptível a melhoria da qualidade das amostras.

Vemos o despertar dos produtores para a qualidade do café especial que realmente merece estar em um concurso, como competidor mesmo, e, com certeza, esses resultados vão colocar Linhares no mapa de município que é produtor de cafés de qualidade. É interessante ver o engajamento dos produtores e sua satisfação em passar a consumir o próprio café, deixando de ir ao mercado comprar o café tradicional, valorizando o que ele e sua família produzem”, comentou o pesquisador.

 A banca de jurados/degustadores é formada por profissionais renomados, certificados R-GRADER Protocolo CQU Coffee Quality Institute. São eles: Tassio Souza, do Incaper; Jonas Orletti, da empresa Robusta Coffee; José Carlos Azevedo e Júlia Partelli, da Cooabriel; Elivelton de Oliveira, da Coopeavi; e Raabe de Oliveira Abreu, bolsista do Ifes.

O primeiro colocado receberá o prêmio de 5.000,00 em dinheiro, já o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro R$ 1.500,00. Os produtores das 10 amostras selecionadas receberão certificado e participação na Semana Internacional do Café (SIC) que acontece em Belo Horizonte, com custeio do transporte e hospedagem por conta do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com parcerias privadas.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Syngenta, Sebrae e Sicoob.