pube
Concurso de qualidade

Continuam abertas as inscrições para o concurso de qualidade do café de Linhares

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 05/07/2022 às 8h28

2 min de leitura

Continuam abertas as inscrições para o concurso de qualidade do café de Linhares

Foto: Secom Linhares – Felipe Reis

A safra de café já está na reta final e os produtores podem separar suas amostras que ainda dá tempo de participar do 5º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares. As inscrições seguem até o dia 30 de setembro e são realizadas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada à Av. Augusto Calmon, 1675, no Centro, das 8 às 16 horas.

Quem garantir o primeiro lugar levará o prêmio de 5.000,00 em dinheiro, já o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro receberá R$ 1.500,00. Os produtores das 10 amostras selecionadas receberão certificados e terão direito a participação na Semana Internacional do Café (SIC) que acontece em Belo Horizonte, com custeio do transporte e hospedagem por conta da Secretaria Municipal de Agricultura, idealizadora do concurso.

pube

Cada produtor poderá inscrever no máximo três amostras de café da espécie “Coffea Canephora”, entretanto, somente uma, a que apresentar maior pontuação, será computada no resultado final. Os vencedores serão revelados em outubro em cerimônia de premiação.

As amostras beneficiadas de 2 kg recebidas serão registradas, codificadas pela equipe da Secretaria de Agricultura no ato da Inscrição. Elas serão classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e à qualidade da bebida, de acordo com o protocolo CQI/UCDA. A Comissão de Degustadores será integrada por no mínimo três especialistas R-Grader, seguindo as mesmas regras estabelecidas para emissão de laudos de qualidade pelo CQI.

O concurso é mais uma iniciativa do Programa Linhares Coffee, conforme explicou o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot. Em abril instalamos cinco unidades de referências

Estamos na quinta edição do concurso que veio para incentivar melhorias na qualidade do grão, agregado a diversas outras ações desenvolvidas no programa municipal. Em abril entregamos cinco unidades de referências de secagem de café que vieram para fomentar novas perspectivas de verticalização da produção e empreendedorismo. O foco é desenvolver o setor cafeeiro de forma sustentável, moderna e competitiva, elevando a renda do produtor”, comentou o secretário.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Syngenta, Sebrae e Sicoob.