pube
Concurso de qualidade

Conheça os dez finalistas do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel 2022

Os cooperados finalistas foram selecionados na primeira fase de provas realizada em São Gabriel da Palha a partir das 95 amostras inscritas no concurso

por Cooabriel

em 24/09/2022 às 7h00

3 min de leitura

Conheça os dez finalistas do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel 2022

*Fotos: Divulgação Cooabriel

Já foram selecionados os dez finalistas do Concurso “Conilon de Excelência Cooabriel” – edição 2022. Os nomes foram escolhidos após a primeira fase do processo de avaliação dos lotes inscritos.
Os cooperados finalistas foram selecionados na primeira fase de provas realizada em São Gabriel da Palha a partir das 95 amostras inscritas no concurso com lotes provenientes de regiões do Espírito Santo e da Bahia, produzidos na safra 2022 por vários métodos e sistema de secagem.
Os dez cafés selecionados foram produzidos nos municípios de Alto Rio Novo, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e São Mateus, no Espírito Santo, e Santa Luzia, na Bahia. Foram preparados por métodos naturais, cereja descascado e fermentação induzida e por processos de secagem em terreiros suspensos, estufa, lona, pedra e secador a fogo indireto.
De acordo com a coordenadora do comitê do concurso, que é degustadora e R. Grader da Cooabriel, Júlia Partelli, a pontuação das amostras desta edição surpreendeu. “As notas de corte foram acima do ano passado. Percebemos que a evolução foi muito assertiva e houve muita dedicação. Os produtores se empenharam no processo. Tivemos cafés excelentes e com características sensoriais acima do esperado”, disse.
Também participou da avaliação na escolha dos classificados, o professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Lucas Louzada. “Considerando a evolução em relação ao ano passado, é perceptível a melhoria da qualidade dos cafés. Neste ano, os cafés estão com notas muito altas e com variabilidade de perfil sensorial. Isso permitirá expressão muito ampla no mercado, já que isso reflete o potencial de diversidade sensorial do café conilon e o engajamento dos produtores e produtoras que vêm se dedicando na busca pela qualidade. Muitos lotes, mesmo os que não foram finalistas, superaram os 80 pontos, o que demonstra a qualidade do conilon”, afirmou.
O gerente de armazéns da Cooabriel e degustador, José Carlos de Azevedo, que participou do processo como supervisor da prova reforça a importância do concurso. “Conseguimos uma evolução significativa na pontuação da bebida. O café conilon surpreende a todos da cadeia com tamanho avanço em tecnologia, produção e qualidade. O concurso visa melhorar a qualidade do conilon, tornando-o mais competitivo no mercado e conquistando um consumidor cada vez mais exigente na qualidade e no sabor”, ressaltou.
A segunda fase, de ranqueamento dos top 10 do Conilon de Excelência 2022, ocorrerá no dia 22 de outubro, em São Gabriel da Palha. Na mesma data, acontecerá a cerimônia de premiação dos vencedores.
“Será o momento de celebrar o avanço dos últimos anos. Neste ano, faremos uma cerimônia mais singela com foco nos resultados alcançados e na essência da cooperativa. O nosso objetivo é atrair cada vez mais produtores para o concurso e reforçar a qualidade do conilon”, finalizou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
Confira abaixo os dez finalistas do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel- edição 2022!