Comunicação dos Parceiros

Senar-ES levará assistência técnica gratuita a propriedades capixabas

Objetivo é promover melhorias para o setor agropecuário

por Redação Conexão Safra

em 29/01/2015 às 0h00

2 min de leitura

Senar-ES levará assistência técnica gratuita a propriedades capixabas

pube
A partir de abril, 425 propriedades da região Sul do Espírito Santo vão receber acompanhamento técnico profissional gratuito por meio do Programa Assistência Técnica e Gerencial (Ater). Criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o objetivo do projeto é expandir o número de propriedades com amparo de um especialista e assim, melhorar a competitividade das mesmas.

O projeto é voltado para as pessoas que vivem ou trabalham no campo, com o propósito de oferecer uma formação profissional de qualidade e dar aos produtores rurais, acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial. Tudo isso em busca de melhorias significativas na produção e na gestão das empresas rurais.

Segundo a coordenadora do projeto no Estado, Cristiane Veronesi, o Ater é de grande importância para o agronegócio. “O projeto leva ao produtor uma visão gerencial da sua propriedade, permitindo melhorar e ampliar a produção, colaborando não só na melhoria da qualidade de vida, bem como ajudando a economia do município ”, conta.

No Espírito Santo, as propriedades cafeeiras de médio porte serão as primeiras beneficiadas. Para aderir ao programa, é necessário que o produtor não seja atendido tecnicamente por outra entidade, que aceite aderir às boas práticas agrícolas e de secagem do café e visão empreendedora, além de ser receptivo às orientações dos técnicos, acatando as recomendações e participando das reuniões e capacitações que forem necessárias. Também é importante que o proprietário seja empregador rural ou tenha meeiro.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006 do IBGE, menos de 10% dos produtores rurais recebem assistência técnica de forma regular e é esse índice que o Ater pretende melhorar.

pube