pube
Censo Agro 2017

357 mil pessoas vivem da agropecuária no Espírito Santo

Confira os destaques da produção rural no Estado

por Redação Conexão Safra

em 14/12/2018 às 0h00

2 min de leitura

357 mil pessoas vivem da agropecuária no Espírito Santo

Parte relevante da economia do Espírito Santo está voltada à agropecuária. Para entender a representatividade do segmento na vida dos capixabas, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o Censo Agro 2017. A pesquisa coletou dados quantitativos da atividade agropecuária no estado de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, avaliando resultados entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017. A apuração revela o total de trabalhadores e estabelecimentos, além do montante produzido em lavouras, na pecuária e na agroindústria capixaba.

No estado há 357 mil pessoas ocupadas em atividades agropecuárias, o número representa 9,2% da população (3,885 milhões de habitantes em 1º de julho de 2014). O Espírito Santo possui 108 mil estabelecimentos agropecuários contemplados por um total de 3,23 milhões de hectares.

A pecuária capixaba se destaca no efetivo de aves e bovinos. Ao longo da apuração da pesquisa foram contabilizadas 35 milhões de cabeças de aves (galinhas, galos, frangas e frangos) e a produção de ovos atingiu 389 milhões de dúzias. Quanto aos bovinos, 1,6 milhão de cabeças e 379 milhões de litros de leite foram produzidos.

Para o superintendente do Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae
ES), José Eugênio Vieira, o Censo Agro é uma ferramenta importante para a definição de políticas públicas que corroborem para o crescimento da economia capixaba. “É fundamental que a população conheça o desempenho agropecuário capixaba e que o governo tenha em mãos esses dados para aprimorar a logística e desenvolver estratégias que tragam mais investimentos a esse setor da economia ”, avaliou.

pube


Casal de cafeicultores de Afonso Cláudio. (*Fotos: Leandro Fidelis/Arquivo Safra ES)


Confira outros destaques da produção rural no Estado

* Cana de açúcar
Cerca de 1.500 estabelecimentos cultivam cana-de-açúcar e produziram quase dois milhões de toneladas.

* Café
796 milhões de pés de café foram colhidos em 75 mil estabelecimentos capixabas.

Foram 113 mil toneladas de café Arábica e 368 mil toneladas de café canéfora.

* Mamão
Os 392 estabelecimentos que cultivam o produto no estado e produziram 318 mil toneladas.

* Mandioca
O cultivo de mandioca também foi mensurado. Os sete mil estabelecimentos capixabas que produzem a raiz cultivaram 89 mil toneladas.


(*Fonte: Agência Sebrae de Notícias)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados