Mais lidas 🔥

Cenário para o agro
Inverno de 2026 terá El Niño forte, calor acima da média e exigirá atenção redobrada no campo

Inovação no agro
Bertalha, caruru: pesquisa traz variedades inéditas de hortaliças não convencionais

Cenário incerto
Safra de conilon frustra expectativa de recorde e produtores relatam perdas de até 40% no norte do Espírito Santo

Turismo regional
Rota Caminhos da Sabedoria avança como novo produto turístico de Ibiraçu

Mercado X produtores
Preço baixo agrava impacto da quebra de safra para cafeicultores de conilon

No Espírito Santo, 74,8% dos estabelecimentos agropecuários levantados pelo Censo Agropecuário 2017 (80.775 estabelecimentos) atenderam aos critérios da Lei e foram classificados como sendo de agricultura familiar. Esses estabelecimentos ocupavam uma área de 1,1 milhão de hectares, correspondente a 33,2% da área total dos estabelecimentos agropecuários do Estado.
37,9% da área total dos estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar são destinados a pastagens- Do total de 1,1 milhão de hectares dos estabelecimentos de agricultura familiar, 37,9% eram destinados a pastagens. Já as lavouras ocupavam 33,4% das áreas, enquanto matas, florestas ou sistemas agroflorestais ocupavam 19,5%.
77,9% dos produtores de estabelecimentos familiares são proprietários das terras- A análise da condição do produtor em relação às terras para o total de 80,8 mil estabelecimentos de agricultura familiar mostrou que 62,9 mil (77,9%) produtores eram proprietários, diante de 3,1 mil produtores (3,8%) que declararam acessar as terras na condição de “assentado sem titulação definitiva ”. Outros 14,5 mil produtores tinham acesso temporário ou precário às terras, nas modalidades de arrendatários (1,4 mil ou 1,7%), parceiros (6,4 mil ou 8,0%), comodatários (6,3 mil ou 7,8%) ou ocupantes (433 ou 0,5%). Dentre os estabelecimentos classificados como familiares, constam, ainda, 266 estabelecimentos de produtores sem área.
19,9% dos produtores de estabelecimentos de agricultura familiar possuem 65 anos ou mais- No Espírito Santo, em 30/09/2017, havia 213,6 mil pessoas ocupadas em estabelecimentos classificados como de agricultura familiar. Esse número corresponde a 59,8% do total de pessoas ocupadas em estabelecimentos agropecuários do Estado. A média de pessoas ocupadas por estabelecimento familiar era de 2,6.
Na análise das classes de idade do produtor, verifica-se que 19,9% dos produtores dos estabelecimentos de agricultura familiar tinham 65 anos ou mais de idade, 68,9% tinham de 35 a menos de 65 anos e 11,2% tinham menos de 35 anos.
Segundo o Censo Agro 2017, no Espírito Santo, 86,3% dos produtores que dirigem o estabelecimento de agricultura familiar são do sexo masculino e 13,7%, do sexo feminino.
Agricultura familiar responde por 38,6% do valor da produção agropecuária no ES- Segundo o Censo Agropecuário 2017, a agricultura familiar foi responsável por 38,6% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários no Espírito Santo.




