pube
Cafés especiais

Barista brasileiro campeão mundial enaltece os cafés capixabas

por Rosimeri Ronquetti

em 07/07/2023 às 6h00

2 min de leitura

Barista brasileiro campeão mundial enaltece os cafés capixabas

*Fotos: Divulgação

Filho de cafeicultores de origem sul-coreana, Boram Um (32) iniciou carreira aos 23 anos como avaliador e provador de cafés. Depois tirou o Q-Grader e, em 2016, entrou para o universo de baristas e das competições. Em um feito inédito, Boram sagrou-se o primeiro brasileiro vencedor da “World Barista Championship (WBC)”, em junho, durante a “World of Coffee”, em Atenas, na Grécia.

Conhecedor dos cafés capixabas, o campeão mundial diz que os cafés do Estado são um dos melhores do país.

“Meu pai tem uma fazenda em Ibitirama, na região do Caparaó Capixaba. Então, conhecemos bem os cafés capixabas. Tenho certeza de que são uns dos melhores no Brasil. Terroir único, de alta acidez e doçura. Nós servimos mais de sete lotes de cafés capixabas nas nossas cafeterias”, enfatiza.

pube

Durante sua apresentação, Boram defendeu a ideia de time, a comunidade do café (Coffee Community) e a importância de todos os elos da cadeia cafeeira conversarem e estarem conectados para fazer desse mercado algo mais viável e justo para todos.

“Hoje é cada vez mais importante termos todos os elos conectados e conversando. É assim que conseguimos fortalecer a nossa indústria. Tenho experiência em toda a cadeia, desde a produção até o serviço do café, por isso acredito que o trabalho do barista é enaltecer todas as etapas da cadeia produtiva do grão”, afirma.

Profissão ligada ao café no meio urbano, para Boram Um o papel do barista não é apenas tirar bons cafés, mas levar o conhecimento de toda cadeia para o mundo. “O barista é hoje, e será também no futuro, não somente o profissional que sabe tirar um bom café. Hoje, as tecnologias rapidamente estão tomando espaço no mercado e nas técnicas de extrair a bebida. Por isso acredito que o barista precisa ser o conhecedor de café de ponta a ponta. Somente ele pode trazer este conhecimento único para o cliente e o mundo”.

Desde 2002 o Brasil participa da competição criada há 23 anos. E a única vez que ficou entre os dez melhores foi em 2007, com o sexto lugar conquistado pela barista Silvia Magalhães, em 2007. Desde então, o país não conseguiu ir para as finais. Dessa vez, além do primeiro lugar, o Brasil também venceu a terceira colocação com Garam Um, irmão de Boram.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!