Mercado do café

Saiba os motivos de o preço do conilon ter caído com força

O mercado internacional e as condições climáticas nas regiões produtoras também pesaram na oscilação dos valores

Foto: Cassio Venturini

O valor do café conilon teve queda em abril, após atingir níveis recordes no primeiro trimestre do ano. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, a média mensal do preço recuou R$ 310,70 por saca de 60 kg, fechando o mês em R$ 1.692,32, queda de 15%.

O motivo da baixa, segundo os pesquisadores, é a proximidade da colheita da nova safra em terras capixabas e em Rondônia. “No Espírito Santo, ainda que de forma pontual, a colheita do robusta já foi iniciada e deve ganhar ritmo nos próximos dias. Até o final de abril, cerca de 5% da produção esperada no Estado havia sido colhida”, informou a instituição.

O mercado internacional, com o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, e as condições climáticas nas regiões produtoras também pesaram na oscilação dos valores. ”Chuvas registradas no fim de abril ajudaram a melhorar as condições das lavouras mais tardias e podem favorecer o desenvolvimento final desses talhões”.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos