Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Mudança de vida
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

Mercado do boi
Preço do boi gordo convergem entre estados produtores

Debater os assuntos relacionados à cultura do café arábica foi o objetivo do Dia de Campo de Cafeicultura realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Castelo. Ao todo, 40 produtores participaram do encontro.
O evento aconteceu na propriedade do Sr. Jonas Romão e Sr. Eloísio Arcobeli Cola, em Córrego da Prata, Castelo e foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Castelo (STRAAF) e Secretaria Municipal de Agricultura (Semag).
O Dia de Campo contou com duas estações, a primeira foi sobre a Poda Programada de Ciclo em Café Arábica – PPCCA (1°, 2° e 3° colheita) e Manejo da Ferrugem, ministrada pelo extensionista, Caio Louzada Martins. “Aqui no município de Castelo temos muita dificuldade de mão de obra na colheita do café e a poda é uma tecnologia que veio suprir boa parte dessa demanda. Ela também agrega em produtividade e melhoria da condução da lavoura. Mostramos na prática como a poda é feita e tiramos as principais dúvidas dos produtores ”, explicou Martins.
A segunda estação tratou sobre o Vergamento de Mudas para Condução da PPCCA (2°ano) e Novas Variedades de Café Arábica e foi ministrada pelo extensionista Edimar Celin. “O Dia de Campo é uma oportunidade de o produtor presenciar duas tecnologias que vão aumentar a produtividade, diminuir custo de produção e melhorar a qualidade do café que produz. Essas ferramentas de demonstração de resultados nas unidades de observação são fundamentais para a transferência e troca de conhecimento entre eles ”, ressaltou.
Em 2013, o escritório local do Incaper de Castelo realizou um diagnóstico rural para o levantamento das principais demandas. Ao longo desses seis anos foram realizadas várias metodologias coletivas e individuais para o desenvolvimento local. “Aos poucos fomos mostrando aos produtores a importância da diversificação agrícola, o aumento da produtividade e melhoria do café e agroindústrias para o desenvolvimento sustentável da comunidade ”, disse Celin.
Para o produtor rural Felipe Romão a poda programada de ciclo é uma alternativa mais sustentável de manejo da lavoura de café arábica. “Iniciamos a poda há três anos com 2.050 pés e ao longo desse tempo vimos o resultado positivo com rendimento de colheita e uma melhor maturação na lavoura. Agora estamos aumentamos para 10 mil plantas ”, afirmou o produtor.
O diretor-técnico do Incaper, Nilson Araújo Barbosa, também esteve no Dia de Campo e ressaltou a importância da presença dos técnicos do instituto para o desenvolvimento local. “Agradeço a presença dos produtores rurais, é uma satisfação ver o trabalho que o escritório local do Incaper de Castelo vem fazendo ao longo desses anos. A assistência técnica e extensão rural no município é forte e hoje os agricultores colhem os frutos de um excelente trabalho ”, destacou.




