Café

Café: retração vendedora deixa negócios lentos em janeiro

 Levantamentos do Cepea mostram que o mercado interno de café avança janeiro em ritmo lento. No caso do arábica, mesmo diante dos

Foto: Márcia Leal/PMCI/divulgação.

Levantamentos do Cepea mostram que o mercado interno de café avança janeiro em ritmo lento. No caso do arábica, mesmo diante dos altos patamares de preços – a variedade voltou a ser negociada acima dos R$ 1.000/saca de 60 kg –, muitos produtores têm se mantido afastados, à espera de valores maiores, conforme indicam pesquisadores do Cepea.

Para o robusta, a baixa oferta no spot nacional (devido à quebra da safra 2023/24) explica a retração vendedora, ainda que haja uma alta procura de exportadores pela variedade.

Segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), na parcial da safra (de julho/23 a dezembro/23), os embarques totais (considerando-se arábica e robusta) são de quase 23 milhões de sacas, 18,5% acima dos do mesmo período do ciclo anterior.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos