pube
Cacauicultura

Mulheres do Cacau criam Central das Associações em busca de autonomia

A assinatura da formação da Central aconteceu em Linhares na última sexta-feira (18)

por Rosimeri Ronquetti

em 22/08/2023 às 9h04

2 min de leitura

Mulheres do Cacau criam Central das Associações em busca de autonomia

Foto: divulgação

Após ter acesso às capacitações técnicas para produção de amêndoas de cacau de qualidade, as mulheres do projeto “Mulheres do Cacau: tecnologia, autonomia e empoderamento feminino” dá mais um importante passo. Organizadas em associações, cada uma no seu município, elas criaram a Central das Associações das Mulheres do Cacau.

A assinatura da formação da Central aconteceu em Linhares na última sexta-feira (18).

A extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e coordenadora do Projeto Mulheres do Cacau, Alessandra Maria da Silva, explicou  que as mulheres sentiram necessidade de se organizar em associação.

pube

Não apenas com intuito de facilitar a busca de recursos, mas porque elas entenderam ser importante se empoderar de forma conjunta, por isso esse momento é muito importante“.

Para facilitar o acesso às políticas públicas municipais, as produtoras criaram as associações por município e agora criaram a Central.

“Formaram a Central para que possam batalhar juntas recursos estadual, federal e até internacional, de forma que teremos representantes de cada associação para trabalhar projetos para conseguir recursos e desenvolvimento sustentável, para ter pé no chão e acesso a todas as políticas públicas que elas precisam de forma conjunta”.

Alessandra disse ainda que Linhares já criou a associação e elegeu diretoria. Com poucas mulheres no Projeto, Santa Teresa e São Roque resolveram criar uma associação conjunta já em fase de registro em cartório. Rio Bananal está em fase de aprovação de estatuto, e Colatina ainda não formou a associação.

Projeto Mulheres do Cacau

O projeto Mulheres do Cacau surgiu por meio do levantamento de demandas das mulheres. Participam do projeto mulheres de Linhares, Rio Bananal, Colatina, Santa Teresa e São Roque do Canaã. Aproximadamente 50 mulheres fazem parte do projeto nos cinco municípios. Para participar é preciso trabalhar com cacau em regime de agricultura familiar. As mulheres também recebem o acompanhamento de economistas domésticas que orientam na rotulagem dos produtos e acesso aos mercados especiais.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!