pube
Cacauicultura

Banco do Nordeste aporta crédito para cadeia do cacau no ES

por Assessoria de Imprensa

em 22/05/2023 às 6h00

3 min de leitura

Banco do Nordeste aporta crédito para cadeia do cacau no ES

Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra

Um domingo com sabor de chocolate e de bons negócios. Assim promete ser o dia 21 de maio, quando Linhares vai receber a primeira edição do Cacau Fest, evento que prevê o fortalecimento da cacauicultura capixaba. O Banco do Nordeste é patrocinador da iniciativa e vai disponibilizar equipe para atendimento a toda a cadeia produtiva do cacau durante a feira.

A agente de desenvolvimento do BNB Izabel Lopes conta que a cacauicultura é uma atividade tão relevante para a economia do Espírito Santo que foi escolhida para ser trabalhada pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) no Território Juparanã. O objetivo da instituição e de entidades parceiras é incentivar produtores e produtoras de cacau com a oferta de financiamentos e o compartilhamento de conhecimentos sobre a cultura.

pube

“O apoio do BNB ao Cacau Fest representa uma ação importante do Prodeter Cacauicultura e a nossa expectativa é de que o evento traga visibilidade para todos que têm a cultura do cacau como geradora de emprego e renda”, destaca Izabel. A agente de desenvolvimento vai estar no estande do Banco do Nordeste prestando esclarecimentos aos interessados junto com a equipe da agência Linhares.

O Cacau Fest compõe o Programa de Inovação e Incentivo Sustentável à Produção e Comercialização do Cacau e é organizado pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), que prevê a participação de 2.200 pessoas. O evento, na Cabana Serafim, localizada na rodovia ES-248, pretende ser um espaço de diálogo entre micro e pequenos empreendedores do agroturismo e agronegócio, produtores de cacau, beneficiadores de amêndoas, fabricantes de chocolates, agroindústrias, comerciantes atacadistas e varejistas, representantes de matéria-prima e de insumos, consumidores de chocolates e outros derivados do cacau.

Mulheres do Cacau

O BNB apoia o projeto “Mulheres do cacau: tecnologia, autonomia e empoderamento feminino”, com R$ 450 mil, via edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). A iniciativa visa realizar ações de acesso às tecnologias sustentáveis de produção, beneficiamento e processamento de amêndoas de cacau de qualidade e à assistência técnica e extensão rural para agricultoras familiares.

Entre os objetivos da proposta estão ampliar a produtividade das lavouras cacaueiras conduzidas por mulheres, fortalecer a organização social e reduzir as desigualdades de gênero no campo. O projeto está sendo desenvolvido pela Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo e executado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Linhares, Rio Bananal e Colatina.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!