Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Com o objetivo de fortalecer a produção de cacau no município, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai promover, nos meses de novembro e dezembro, dois cursos gratuitos de capacitação em plantio de cacau. As formações — Enxertia e Poda e Condução do Cacau — serão realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Jaguaré.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Jordano Sossai, a iniciativa faz parte das políticas de incentivo à cultura do cacau implantadas em 2025.
“Oferecer capacitação aos produtores e produtoras de Jaguaré é uma das ações principais para que essa cultura se torne mais conhecida no município. E a parceria com o Senar e o Sindicato Rural é uma importante contribuição para melhorar o desempenho da produção de cacau dos nossos produtores”, destacou Sossai.
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
Curso de Enxertia
Voltado a produtores rurais, técnicos e interessados em aprimorar suas habilidades no campo, o curso de Enxertia ensinará na prática as técnicas de propagação vegetal, fundamentais para a multiplicação de plantas e o melhoramento genético de espécies agrícolas. Ao final, os participantes estarão aptos a executar o processo com eficiência e compreender os cuidados necessários para o sucesso da enxertia.
Curso de Poda e Condução do Cacau
A capacitação de Poda e Condução do Cacau abordará o manejo correto do cacaueiro, com foco nas técnicas de poda, condução e formação das plantas, visando aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos frutos. O curso combina aulas teóricas e práticas de campo, e é voltado a produtores, trabalhadores rurais e estudantes da área agrícola.




