Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Como medida de garantir que a água seja armazenada no Rio Itaúnas, região norte do Espírito Santo, será contratado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) o projeto de engenharia para a implantação de uma barragem na altura do município de Pedro Canário.
A medida foi acordada na manhã desta segunda-feira (30) em reunião na sede da secretaria com a presença do secretário da Agricultura, Octaciano Neto, do deputado estadual Gildevan Fernandes e do prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo. A reunião tratou também da aquisição de uma escadeira hidráulica e um caminhão equipado com carroceria prancha para o município.
Segundo explicou o secretário, o objetivo é concluir o projeto até o final de 2018. “”Vamos contratar o projeto de engenharia para uma barragem no Rio Itaúnas. Para se fazer a obra é preciso ter o projeto. A barragem do Itaúnas vai reforçar a agricultura, principalmente a fruticultura que é muito forte na cidade. Além deste projeto, a Seag vai publicar no até o dia 15 de novembro o edital de licitação para a contratação da obra da barragem no Rio Samambaia. A expectativa é de que essa obra tenha início no próximo mês de janeiro e deve demorar cerca de seis meses para ser concluída””, ressaltou Octaciano.
O prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, destacou que as medidas visam o enfrentamento aos efeitos da estiagem na cidade. “”Estamos reforçando as ações voltadas para a agricultura e enfrentamento a estiagem em Pedro Canário. E hoje viemos em busca de recursos do projeto para a barragem no Rio Itaúnas. Ficou definido que a Seag vai fazer o projeto da barragem e em 2019 vamos correr atrás dos recursos para executar a obra. São ações de médio prazo. A curto prazo vamos executar a barragem no Rio Samambaia””, disse o prefeito.
O deputado estadual Gildevan Fernandes destacou que estão sendo adotadas medias em conjunto entre o Governo do Estado e a prefeitura para minimizar os impactos da estiagem. “A sintonia entre administração municipal com o Governo do Estado e o comprometimento do prefeito Bruno em buscar alternativas para enfrentar a crise hídrica tendo nosso apoio e do secretário Octaciano Neto nos conduzem a essas conquistas: a construção da barragem do Rio Samambaia e o projeto da barragem do Rio Itaúnas. São medida de curto e médio prazo que estamos ajudando a construir em favor do município. São soluções concretas para solucionar os problemas da estiagem ”.
O Rio Itaúnas percorrer os seguintes municípios no Espírito Santo: Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário e Conceição da Barra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação SEAG
Pedro Callegario
pedro.seages@gmail.com
(27) 3636-3651
(27) 9 8849-9814
fonte: SEAG.ES.GOV





