pube
Barragens

Projeto das barragens de Conceição da Barra e Pedro Canário são apresentadas à população

por Redação Conexão Safra

em 02/05/2017 às 0h00

3 min de leitura

Projeto das barragens de Conceição da Barra e Pedro Canário são apresentadas à população

As ações do Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem e aumentar a reservação de água no Espírito Santo continuam. Nesta sexta-feira (28), por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram apresentados os projetos das barragens que serão construídas em Braço do Rio, localizado em Conceição da Barra, e Pedro Canário, em parceria com a iniciativa privada.


Mais de 300 pessoas participaram das apresentações nos dois municípios. Estavam presentes o vice-governador César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, além de lideranças estaduais e municipais.


pube

Colnago destacou a importância do projeto. “”Não existe produção agrícola nem industrial sem água. Por isso estamos trabalhando com prioridade nesse tema. Porque sabemos dos desafios que os produtores rurais e suas famílias estão enfrentando por conta da estiagem. A construção das barragens é importante
para a reservação
da água, mas temos que cuidar das nascentes e do reflorestamento para garantir que a água escoe””.


Na apresentação da barragem que será construída em Braço do Rio, o secretário da Agricultura explicou que o projeto e parte da área
foram doados
pela Alcon. O reservatório que ficará localizado na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas e vai armazenar água do Rio Preto do Norte, terá capacidade de armazenar 2,5 bilhões de litros de água com 104 hectares de área alagada. O suficiente para abastecer os 13 mil moradores de Braço do Rio por sete anos. Além desta, outras duas em assentamentos rurais serão construídas na cidade.


Já a barragem em Pedro Canário, o projeto foi contratado pela Placas do Brasil S/A. Ela ficará localizada às margens da BR 101, na comunidade de Polonesa, em Pinheiros, no córrego samambaia. Serão 1 bilhão de litros de água em 27,5 hectares. A quantidade é suficiente para abastecer a cidade por um ano.


Octaciano destacou que as obras deverão se iniciar em um prazo de oito meses, tempo para realizar o licenciamento ambiental e licitação.


“”É mais uma etapa do Programa Estadual de Construção de Barragens que está sendo realizada com a parceria com a Alcon e a Placas do Brasil,
que doaram o projeto e área, assim como moradores que doaram parte do terreno. As duas regiões sofrem com a estiagem e as barragens vem para garantir o abastecimento e não ser mais necessário ser feito o racionamento de água. Os reservatórios são de múltiplo uso e servirão para atender a cidade, os produtores rurais, as indústrias que geram emprego para região e resolver de vez o problema””, disse Octaciano Neto.


O prefeito de Conceição da Barra destacou que a barragem de Braço do Rio e as duas em assentamentos rurais vão regularizar o uso da água no município. Já o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, agradeceu ao apoio do Governo para elaborar e executar a obra do reservatório na cidade.


O Programa Estadual de Construção de Barragens vai investir R$ 60 milhões até 2018 para a construção de 60 reservatórios de água em todo o Espírito Santo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!