Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Governo do Espírito Santo liberou nesta terça-feira (13) R$ 16,8 milhões para investimento em construção de barragens de uso múltiplo. O decreto foi assinado pelo governador Paulo Hartung, e os recursos financeiros são provenientes de operação de crédito do Governo do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa Especial de Apoio aos Estados (Propae).
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, participou da assinatura do ato de liberação de recursos. Ele diz que a organização financeira do Estado tem permitido à administração pública estadual “investir em projetos que beneficiam a população capixaba ”, como as barragens, que além de servirem ao consumo humano, também beneficiam a agricultura, a indústria e o comércio, favorecendo a geração de emprego e renda no campo.
O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que a construção de barragens fará com que em futuros períodos de estiagem não falte água para o agricultor nem para a cidade. “”Com esse crédito de R$ 16,8 milhões poderemos investir em mais reservatórios. As cidades têm solicitado a construção de barragens, o que mostra que essa política pública está no caminho certo. As contas em dia permitem que o Estado amplie esse investimento””, destacou.
O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como meta construir até o final de 2018, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, 60 barragens em todo o Espírito Santo. O Estado chegou ao final de 2017 com oito barragens concluídas. Os municípios já contemplados são Marilândia (Liberdade), Montanha (Bela Vista I e Bela Vista II), Nova Venécia (Três Pontões e 13 de Maio), Sooretama (Cupido e Pasto Novo) e a barragem de Pinheiros/ Boa Esperança, cujo nome é Engenheiro Agrônomo Valter Matielo.
Estão em andamento as seguintes obras de barragens: Pancas (Floresta), Colatina (Graça Aranha), São Roque do Canaã (Santa Júlia e Alto de Santa Júlia), Jaguaré (Água Limpa), Santa Teresa (Itanhanga, Rio Perdido I, Rio Perdido II e Afluente 25 de Julho), Baixo Guandu (Bonfim e Pinga Fogo), e Itarana (Penedo).
fonte: SEAG ES





