Mais lidas 🔥

Onda de frio
Uma das mais fortes massas de ar frio do ano pode alcançar o Espírito Santo nos próximos dias

Café especial
Família de Mimoso do Sul cria linha de cafés especiais inspirada na história dos produtores

Cafés especiais
Um só Caparaó: produtores de ES e MG se unem na Semana Internacional do Café 2026

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 17 de agosto

Infraestrutura
Ibiraçu vai ganhar 8,14 km de nova pavimentação entre Pendanga e Piabas

Com a reabertura do BioParque do Rio, na quinta-feira (21), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento reforça a atuação contínua no controle na vigilância, fiscalização e na educação preventiva contra a Influenza Aviária.
A equipe da Superintendência de Defesa Agropecuária realizará na abertura do parque, atividades educativas voltadas às crianças. A proposta é ampliar o conhecimento sobre a doença, os riscos e a importância da prevenção para a saúde animal, humana e ambiental.
As ações fazem parte do Projeto Educação Sanitária nas Escolas para Prevenção da Influenza Aviária, desenvolvido pela pasta desde 2023, em resposta à chegada do vírus ao Brasil. A iniciativa já percorreu diversos municípios do estado, levando palestras, oficinas e materiais pedagógicos para professores, estudantes e comunidades.

– A prevenção é a principal ferramenta contra a influenza aviária. Por isso, a educação sanitária aproxima o tema da sociedade e forma multiplicadores de informação. Nosso trabalho une fiscalização e conscientização para proteger a saúde única, que envolve animais, pessoas e o meio ambiente – destaca o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.
Além da ação educativa, a Defesa Agropecuária manterá as fiscalizações e monitoramento no parque. O trabalho envolve desde a vigilância ativa até a resposta imediata em casos suspeitos, sempre em alinhamento com o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Secretaria de Saúde.
– O caso registrado no BioParque demonstrou a eficiência da nossa resposta. Atuamos no controle, orientamos todas as medidas de biosseguridade e agora reforçamos a educação como parte essencial do processo – ressalta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.
A parceria entre a Secretaria de Agricultura e o BioParque do Rio foi fundamental para realização do trabalho. Essa integração reforça a importância de promover saúde única.
– A atuação integrada com a Secretaria de Agricultura foi decisiva para garantir a segurança dos animais e dos visitantes. Agora, com a reabertura, queremos transformar esse momento em oportunidade de aprendizado, mostrando que a conservação e a educação caminham lado a lado – afirma o diretor técnico do BioParque, Marcos Traad.



