Mercado

Frango ganha de boi, mas perde para suíno em competitividade

Levantamento aponta que carne de frango está mais competitiva que a bovina, mas menos que a suína em abril devido a preços e feriados

Foto: divulgação/freepik.com

A dinâmica de preços no mercado de proteínas animais tem apresentado mudanças significativas neste mês de abril, conforme apontam os mais recentes levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A carne de frango tem ganhado competitividade em relação à carne bovina, mas perdido terreno para a carne suína.

Segundo o Cepea, enquanto as proteínas avícola e bovina registraram valorização em comparação com março, a carne suína apresentou queda nos preços. Para a carne de frango, pesquisadores do centro explicam que, além de uma demanda mais aquecida, os feriados da Sexta-feira Santa (18) e de Tiradentes (21) têm contribuído para a alta. Esses feriados reduzem o número de dias úteis para o abate, o que, consequentemente, diminui a disponibilidade de carne de frango no mercado interno.

Adicionalmente, a demanda externa por carne de frango também se mantém robusta. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea revelam que, nos primeiros nove dias úteis de abril, o setor avícola exportador alcançou uma média diária de embarques de 22,4 mil toneladas, um volume 9% superior ao registrado em abril do ano anterior.

Essa combinação de fatores – valorização frente à carne bovina, menor competitividade em relação à suína, redução da oferta interna devido aos feriados e forte demanda externa – configura um cenário complexo para o mercado de carne de frango neste mês de abril. Os próximos levantamentos do Cepea deverão indicar se essa tendência se manterá ao longo do mês e quais serão os impactos para os consumidores e produtores.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos