Anuário do Agro Capixaba

Produção de suínos aumenta no Espírito Santo

por Fernanda Zandonadi

em 15/01/2024 às 6h10

1 min de leitura

Produção de suínos aumenta no Espírito Santo

Foto: Pixabay

O ano de 2022 foi bom para a produção de suínos no Espírito Santo. Foram 25.011 toneladas abatidas, ante 23.610 no ano anterior. Com o aumento da produção também no país, a participação do Espírito Santo no total nacional permaneceu a mesma: 0,48%. 

O ano de 2023 foi marcado na suinocultura, assim como na avicultura, pela prevenção. Se a gripe aviária gerou novos mecanismos sanitários no plantel, a Peste Suína Clássica, mesmo o Estado sendo considerado área livre da doença, também foi alvo de um trabalho de atenção e profilaxia por parte de entes públicos e privados. 

E a vigilância preventiva é sempre necessária. Em dezembro de 2023, por exemplo, auditores fiscais federais agropecuários identificaram um caso de Peste Suína Clássica em um criadouro de subsistência em Parnaíba, município do Norte do Piauí. Na ocasião, a propriedade foi interditada e o serviço veterinário estadual adotou procedimentos de controle e eliminação do foco.

Entre os trabalhos estão desinfecção da área afetada, investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos, além de sacrifício dos animais.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!