pube
Agroturismo

Produtos do agroturismo capixaba serão apresentados para chefs brasileiros e internacionais

por Assessoria de Imprensa

em 24/10/2022 às 11h13

4 min de leitura

Produtos do agroturismo capixaba serão apresentados para chefs brasileiros e internacionais

Foto: Mosaico Imagem

Importantes chefs do Brasil e da Itália irão preparar pratos especiais a partir desta segunda-feira (24), em Domingos Martins, nas montanhas do Espírito Santo, durante um encontro que reunirá mais de 600 cozinheiros, chefs, donos de restaurantes e estudantes de gastronomia.

 Essa é a primeira vez que a Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC) é promovida fora de São Paulo. A FIC, que foi criada na Itália, atualmente possui mais de 700 membros no Brasil. E nas mais de 5 mil refeições que serão preparadas durante os dois dias do evento, ingredientes tipicamente capixabas serão apresentados para os profissionais da gastronomia brasileira e de outros países.

 A programação da Convenção é focada na troca de experiências entre os cerca de 600 participantes já confirmados. Nos dois dias serão realizadas palestras, aulas-shows, apresentações de produtos e equipamentos para a cozinha, almoços e jantar temáticos e uma mesa redonda com renomados chefs do Brasil, como Eric Jacquin, Jimmy Ogro, Roberto Ravioli, Luiz Farias, Rogério Shimura, Cidinha Santiago e Enio Valli.

 O chef Ari Cardoso, que coordena o evento em solo capixaba, comentou sobre a importância da Convenção para o agroturismo do Espírito Santo e também como forma de fortalecer o segmento de turismo gastronômico no Estado. Apesar de o evento ser destinado aos membros da FIC Brasil, uma exposição com diversos produtos, incluindo itens do agroturismo capixaba, será promovida e é aberta a todos que visitarem no Hotel Fazenda China Park, onde ocorrerá toda a programação.

pube

 Nas receitas dos almoços e do jantar especiais, e também nas aulas-shows, teremos ingredientes típicos do Espírito Santo. Será uma forma de esses importantes nomes da culinária brasileira e de outros países conhecerem o que temos no Estado, como a carne de sol e a pimenta do norte capixaba, os frutos do mar do litoral, a polenta, o socol e o azeite de abacate de Venda Nova do Imigrante, o inhame e o mel das montanhas, entre tantos outros”, destacou Ari Cardoso.

 Na exposição de produtos, o agroturismo terá um espaço especial. “A família Carnielli, os produtos do Apiário Florin, a carne de sol, o inhame de São Bento de Urânia, a Fazenda Camocim com seus cafés especiais, os morangos da região e tantos outros estarão presentes nesses dois dias. Será uma vitrine para os produtos genuinamente capixabas, que poderão virar ingredientes de receitas em diversos restaurantes brasileiros”, comentou a secretária executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Andreia Rosa.

 Para o diretor-presidente do Convention, Leandro Carnielli, esse é um excelente momento para a realização da Convenção FIC no Estado. “Teremos um evento de um nível internacional e vamos ter a chance de apresentar os produtos das mais diversas regiões do Espírito Santo. Será uma oportunidade de fazer negócios com esses importantes chefs e com certeza tiraremos grande proveito desse importante encontro. Parabéns aos organizadores”, disse Carnielli.

 O evento é realizado pela FIC Brasil, com patrocínio da Peterfrut, Fecomércio/ES, Selita, Hotel Fazenda China Park, Colina Alimentos, Bem Brasil Alimentos, Nutriz, Vila Germânia, Queijos Criolo, FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais, Barilla, Millar, Prática, FrofClean, SystemVac, Calafate, Uaine, Real Gelato e Cacau, 3 Corações, Água Pedra Azul, Cervejaria Altezza, Sicoob, Duda Travel e Empório 85, com apoio do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre outras empresas.

 

Como fazer parte da FIC

 Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

 

Convenção FIC 2022

Quando: 24 e 25 de outubro

Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES

Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)

Como se filiar: www.ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!