pube
Agropecuária

Ifes de Alegre sedia Olimpíada Brasileira de Agropecuária

por Assessoria de Imprensa Ifes

em 04/03/2022 às 15h30

2 min de leitura

Ifes de Alegre sedia Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Foto: reprodução

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo, está sediando a etapa presencial da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)  nesta sexta e sábado (4 e 5). As provas práticas e teóricas serão aplicadas nesta sexta e sábado. Participam da competição 108 estudantes do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à Agropecuária e áreas afins, classificados da fase virtual da Obap, aplicada em setembro de 2021.

As equipes chegaram ao campus na quinta-feira (3) para realização do credenciamento (veja como foi a recepção dos competidores). Cada equipe é formada por três estudantes, acompanhados de um orientador. Os competidores são alunos de institutos federais e de escolas técnicas federais, estaduais e municipais e vieram de 16 estados brasileiros; Piauí (4) foi a unidade da federação que enviou o maior número de equipes.

pube

O evento segue um protocolo de biossegurança que exige, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras durante todas as atividades, a participação apenas de pessoas vacinas contra a Covid-19, a higienização pessoal e de materiais e equipamentos com álcool gel 70 por cento e a manutenção do distanciamento social.

A 10ª edição da olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que cedeu as instalações do Campus de Alegre para as competições presenciais. Recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e ao Ministério da Educação (MEC), além da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif).

Integram a Comissão Organizadora da competição servidores do IFSULDEMINAS e do IFSP; já a Comissão Técnica é formada por servidores de ambos os institutos, além do Ifes e do IF Sudeste de Minas. A competição ainda recebe apoio técnico de estudantes do Ifes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e tecnologia em Cafeicultura, e da Ufes, de Zootecnia e Agronomia.