Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

A Embrapa Pecuária Sul (RS) apresenta, na 47ª edição da Expointer, a CarbonGado, uma calculadora inovadora que auxilia na estimativa e mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) do rebanho bovino de corte, com base nos índices zootécnicos da propriedade pecuária. O desenvolvimento do app web foi realizado pela Embrapa, a partir de um algoritmo elaborado em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para sistemas pecuários de ciclo completo. Esse modelo estabelece a conexão entre os indicadores das fazendas e as emissões de gases. A iniciativa visa qualificar o potencial de sustentabilidade da pecuária brasileira, oferecendo ao setor produtivo mecanismos de controle, avaliação e aprimoramento da atividade.
Segundo o pesquisador Vinicius Lampert, responsável pelo trabalho, o objetivo da CarbonGado é estimar a pegada de carbono dos bovinos, em sistemas de ciclo completo para a pecuária de corte, a partir de informações disponíveis dentro das fazendas. “Uma das vantagens do uso da nova calculadora é a capacidade de identificar quais indicadores zootécnicos possuem maior potencial para mitigar a emissão de gases em cada fazenda de ciclo completo avaliada, como, por exemplo, o impacto do aumento da taxa de desmame na redução da intensidade da emissão de gases. Com essa ferramenta, é possível direcionar esforços e recursos para as áreas mais promissoras em termos de redução das emissões de metano e óxido nitroso, promovendo uma pecuária mais sustentável e eficiente”, destaca.
Entram no cálculo fatores como a taxa de desmame, idade de abate, idade de acasalamento, mortalidade, peso, categorias de animais das diferentes épocas do ano, suplementação usada, tipos e qualidade das pastagens usadas na propriedade e uso ou não de adubação nitrogenada, entre outros. “Assim, a partir da combinação dessas informações, a calculadora CarbonGado consegue estimar, primeiramente, a produtividade da propriedade, e, a partir desse indicador, calcula a emissão de CO2 equivalente por quilo de peso bovino produzido, oferecendo ao produtor uma referência para avaliação dos pontos que podem ser melhorados”, explica Lampert.
A ferramenta é mais uma estratégia disponibilizada ao setor produtivo para aferir índices de sustentabilidade da atividade. Estudos prévios da Embrapa já demonstram que a pecuária tem grande potencial para mitigar a emissão de gases de efeito estufa com a melhoria do desempenho de sua produção e, assim, apresentar um balanço favorável de carbono, a partir do bom manejo dos rebanhos e da função que as pastagens cumprem na geração de matéria orgânica e fixação de carbono.
A Embrapa Pecuária Sul, em parceria com as associações das raças Angus, Charolês e Hereford e Braford, também realiza provas de desempenho, visando selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar e que emitam menos metano por quilo de carne produzida.
Foto acima: Felipe Rosa
Prospecção de parcerias e acesso ao públicoO objetivo do lançamento na 47ª Expointer é a prospecção de parceiros para colocar a tecnologia no mercado, na perspectiva de que em breve possa ser disponibilizada definitivamente ao setor produtivo e ao público em geral. A versão beta é uma fase de desenvolvimento de software em que a aplicação está funcional, mas ainda em testes e ajustes finais. A finalidade desta fase é coletar feedback de usuários reais para identificar possíveis melhorias e correções antes do lançamento oficial. No caso da CarbonGado, a versão beta busca: – Prospectar investidores e parceiros de pesquisa; – Testar a eficácia da ferramenta, avaliando a precisão e a utilidade da calculadora em diferentes contextos de produção pecuária; – Incorporar novas variáveis que possam ser incorporadas ao sistema, inclusive em questões sobre o balanço de carbono, auxiliando técnicos e produtores na escolha de sistemas de produção com maior potencial de mitigação de gases de efeito estufa. “O objetivo do lançamento beta da CarbonGado é buscar parceiros de pesquisa ou investidores que possam contribuir para a finalização da versão atual e a inserção de novas funcionalidades previstas. A perspectiva futura é definir outras variáveis que poderão ser incorporadas ao sistema, auxiliando técnicos e produtores na escolha de desenhos de sistemas de produção com maior potencial de mitigação de gases de efeito estufa na produção de bovinos de corte. Essa colaboração é essencial para aprimorar a ferramenta e expandir seu impacto positivo na sustentabilidade da pecuária brasileira”, finaliza Lampert. |





