pube
Agroecologia

Pacto Ecológico Capixaba é lançado em Viana

por Assessoria de Comunicação da Seag

em 23/02/2022 às 7h30

3 min de leitura

Pacto Ecológico Capixaba é lançado em Viana

Foto: Divulgação Seag

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura de Viana, realizou o lançamento do Pacto Ecológico. O objetivo principal da iniciativa é estimular o processo de transição agroecológica das propriedades rurais do município, compatibilizando a produção e comercialização de alimentos mais saudáveis com o manejo sustentável dos recursos naturais.

O projeto Pacto Ecológico Capixaba – Rumo a Agricultura Agroecológica e Orgânica em Viana consiste em uma iniciativa interinstitucional inédita. “As etapas do projeto, desde a sua concepção, desenvolvimento e resultados são sistematizadas e organizadas de modo a criar um modelo de intervenção na agricultura local, o qual pode servir de base para iniciativas de outros municípios. É necessário debatermos o tema, fomentar políticas públicas para que possamos levar mais saúde para a mesa dos consumidores”, ressaltou o secretário da Agricultura, Paulo Foletto.

pube

O projeto prevê um conjunto de ações e iniciativas que serão desenvolvidas por diferentes instituições, a fim mobilizar agricultores a se engajarem ativamente no projeto. Entre essas ações, consta a garantia de atividades de assistência técnica e extensão rural, apoio no acesso a horas-máquina para adequação das propriedades, acesso a insumos, apoio à comercialização via compras públicas e estruturação de canais de comercialização direta, além de ações de capacitação e infraestrutura.

Com o desenvolvimento do projeto, espera-se, além de uma agricultura mais sustentável, rentável e produtiva, uma melhora nas condições ambientais. Isso porque, o manejo adequado de água, solo e biodiversidade vão contribuir para a conservação dos recursos naturais e para restabelecimento dos serviços ecossistêmicos, o que vai impactar não somente o município de Viana, mas toda a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

“O Incaper é um importante aliado nesse pacto, pois estamos ao lado do agricultor no campo, com maior possibilidade de traçar as ações de incentivo à agroecologia.  Um dos nossos focos de atuação é a sustentabilidade e, por isso, apoiamos ações agroecológicas, que são o futuro promissor da agricultura. Nos colocamos à disposição para contribuir com essa importante iniciativa junto com todos os parceiros”, disse o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado.

Para o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, é necessário investir em uma política orgânica e responsável com o meio ambiente na produção agrícola. “A Revolução Verde trouxe transgênicos, muito adubo e defensivos, mas sabemos da importância de investir em políticas que fazem a logística reversa. Precisamos levar conhecimento e novas técnicas de manejo para que as propriedades se tornem mais produtivas. Para isso, o município vem apoiando várias estratégias e várias ferramentas que vão possibilitar aqueles que querem fazer esses empreendimentos que possam produzir na cidade de Viana”, frisou.

Participaram também os representantes da Câmara Municipal, Ministério Público do Espírito Santo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!