Agroecologia

Nova Venécia implanta 1ª Feira de Produtos Agroecológicos Orgânicos

É a primeira feira destinada a esse tipo de produção no Norte do Espírito Santo

por Rosimeri Ronquetti

em 17/07/2023 às 9h26

2 min de leitura

Nova Venécia implanta 1ª Feira de Produtos Agroecológicos Orgânicos

*Fotos: Jeferson de Almeida Cardoso/Divulgação

Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas para a produção agroecológica local, a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, de Nova Venécia, implantou recentemente a 1ª Feira de Produtos Agroecológicos Orgânicos do Norte do Estado.

A feira acontece sempre às quartas-feiras, das 16h às 20h, no estacionamento do Hortomercado Municipal, no bairro Beira Rio. Nos estandes, diversos produtos de origem animal e vegetal, provenientes de propriedades rurais do município que trabalham com produtos agroecológicos e orgânicos da Agricultura Familiar.

O presidente da Associação, Primo Dalmázio, explica que há muito tempo era discutida a possibilidade da realização da feira. Apesar de implantada há pouco tempo, a associação já planeja a abertura de espaço para participação de feirantes de outros municípios da região e até do Sul do Estado, para oferecer uma variedade ainda maior de produtos agroecológicos.

“Nós sempre discutimos a possibilidade de fazer a feira totalmente agroecológica e orgânica e há três semanas colocamos em prática essa iniciativa. Começamos com cinco famílias que trabalham com agricultura ecológica vendendo seus produtos. A abertura para produtores de outras regiões pode aumentar a oferta de produtos agroecológicos para a população”, destaca Primo.

A ação é uma iniciativa da Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, com o apoio da Prefeitura de Nova Venécia, Incaper, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Banco do Nordeste.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!