pube
Agricultura familiar

Linhares amplia número de alimentos da agricultura familiar nas refeições das escolas municipais

O número saltou de seis pra 17 itens, entre eles o file de tilápia, inhame dedo, mamão, abobora, aipim e banana da terra; alimentos são adquiridos por meio de chamamento público.

por Redação Conexão Safra

em 07/03/2018 às 0h00

4 min de leitura

Linhares amplia número de alimentos da agricultura familiar nas refeições das escolas municipais


As 109 unidades de ensino de Linhares são abastecidas por alimentos adquiridos junto a cooperativas, pequenos produtores e empreendedores rurais do Município. Os produtos foram comprados pela Prefeitura de Linhares por meio de Chamada Pública realizada no final do ano passado e são entregues semanalmente nas escolas para as refeições dos cerca de 25 mil alunos da rede. Em 2018, o número de alimentos introduzidos no preparo das refeições dos alunos mais que dobrou. Saltou de 6 para 17 produtos, entre eles: file de tilápia, inhame dedo, mamão, abóbora, aipim, banana da terra, banana prata, batata doce, cebolinha,couve, feijão carioca, limão taiti, melancia, pepino, salsa, tomate, mamão, melancia e goiaba além polpas de suco de fruta, completa a relação.

A iniciativa favorece o crescimento da agricultura familiar, aumentando o emprego e a renda no campo. Outro ponto de destaque refere-se à priorização de beneficiários para ampliar o mercado dos grupos mais vulneráveis e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. “”Além do interesse das pessoas em produtos mais saudáveis e na sustentabilidade socioambiental, esse modelo de produção ganha força com a implementação de novas políticas públicas, como em Linhares, onde a Prefeitura decidiu por aumentar o percentual de compras desse segmento de produção””, frisa o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot.

pube

De acordo com a nutricionista da equipe de Alimentação Escolar da Secretaria
Municipal de Educação (Seme), Jussara Gonçalves Cunha, a medida pretende aumentar a qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede, além de auxiliar o crescimento dos produtores familiares locais. “”Com essa ação, vamos garantir que nossos alunos consumam uma quantidade maior de frutas e verduras. Também vamos oferecer uma alimentação ainda mais saudável a nossas crianças por termos priorizado, na chamada pública, alimentos
que são produzidos sem o uso de agrotóxicos, por exemplo””, afirma.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, destaca que o crescimento no número de itens de alimentos da agricultura familiar foi possível após o amplo planejamento realizado pela Direção de Alimentação Escolar da Seme. “”Atendemos todos os dias a, aproximadamente, 25 mil estudantes com alimentação escolar. Neste ano, estamos ampliando a lista de produtos. A nossa parceria está crescendo. Os itens são de boa qualidade e, para as famílias que vão realizar a venda, é uma forma de agregar valor ao produto e ter a segurança de um comprador durante o ano todo””, ressaltou a secretária.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon esta é uma das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que gera renda direta para o agricultor, diferente de outras políticas públicas que indiretamente também servem para apoiar a infraestrutura, a produção, entre outros. “”É um dinheiro certo que eles terão e que pode garantir a permanência deles no campo, a qualidade de vida de suas famílias. A aquisição de produtos alimentícios diretamente da agricultura familiar é uma das políticas públicas que mais causam impacto positivo no setor””, pontua o prefeito.


A Diretora de Alimentação Escolar da Prefeitura, Sandra De Carli Favalessa, disse que desde o início da gestão, em 2017, o objetivo de priorizar a agricultura familiar vai muito além de ofertar alimentos orgânicos aos alunos da rede municipal de ensino. “”O nosso objetivo é incentivar uma alimentação mais nutritiva. Além disso, promover novos hábitos alimentares, estimular a prática regular do consumo de alimentos mais saudáveis, valorizar a agricultura familiar e proteger o meio ambiente””, finaliza Sandra.

Agricultura Familiar

Segundo a secretaria de Agricultura, os produtores que tiverem interesse em fornecer seus produtos para o Município, devem estar devidamente cadastrados junto a Cooperativa de Agricultura Familir – CAF. Para informações sobre como realizar adesão à cooperativa, basta entrar em contato com a pasta, na Avenida Comendador Rafael, 1743 – Centro de Linhares. Telefone para contato: 27 3372-2013.


Merenda escolar em Linhares

No cardápio dos estudantes da educação infantil são ofertadas quatro refeições diárias, sendo: desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar, enquanto no cardápio do ensino fundamental é disponibilizada uma refeição nos turnos matutino e vespertino. Ainda na alimentação escolar, também são oferecidas porções adequadas para cada modalidade de ensino.


Além da merenda tradicional há ainda o cardápio diferenciado para os alunos que apresentam diabetes, intolerâncias e alergias alimentares e para portadores de necessidades especiais. Os cardápios serão elaborados por três nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar.


fonte: LINHARES.ES

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!