Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário
O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural está em fase de adesão do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal/CONAB. O PAA é conhecido como Compra Direta, é uma ação do Governo Federal que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades socioassistencias que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Ou seja, o programa fortalece a economia local, comprando produtos da agricultura familiar e promove a distribuição de renda e combate à fome, doando estes produtos há quem precisa.
Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal. Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.
O produtor interessado em participar do programa deverá comparecer a Secretaria de Agricultura trazendo dados de sua produção que formalizará junto a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) a logística de entrega dos produtos e pagamentos dos produtores.
Foi realizada uma reunião na Associação de Produtores de Palmital para apresentar o programa aos produtores. Também vem sendo realizadas visitas por técnicos da secretaria de agricultura nas casas das famílias que trabalham com agricultura familiar e plantão tira-dúvidas na Feira Municipal. Além disso estão trabalhando na divulgação do PAA o INCAPER, IDAF e o NAC.
O orçamento do Programa é composto de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, não implicando em gastos para o município.
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural fica na Rua Ivan Ferreira Muqui, ao lado do Fórum, no bairro Serra Mar e funciona diariamente de 7 às 16horas.





