Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Agricultura
Nova portaria simplifica irrigação para agricultores

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

Através de atividades esportivas e culturais, e em formato de gincana que envolveu 12 comunidades rurais, a 5ª Olimpíada da Agricultura Familiar, realizada no último domingo (25), em Vila Pavão, proporcionou um dia de entretenimento aos agricultores.
Com uma programação conectada à natureza o evento promoveu a integração e o resgate das tradições do povo do meio rural.
A programação incluiu revezamento 4×50 metros com banana da terra, corrida com obstáculo (ovo caipira e laranja), serragem do eucalipto, moinho de milho, moenda de cana, almoço para as comunidades, arremesso de coco seco, adivinhando o peso da melancia, jogo de bola de massa (coco seco e laranja), corrida de galinha caipira, tiro ao alvo do maracujá no abacaxi, maior volume de água de coco e pegar o porco na lama.
Durante o evento foram sorteadas duas sacas de café conilon e distribuídos aos agricultores familiares centenas de brindes doados pelos patrocinadores nos intervalos da programação.
O secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues, destaca a boa participação das comunidades. Segundo ele, devido à longa paralisação, o evento era aguardado com muita expectativa. O secretário destaca ainda o entusiasmo dos participantes que deram um brilho especial ao evento e o empenho dos organizadores que atenderam com competência os anseios dos agricultores familiares do município.
A Coordenação da 5ª Olimpíada da Agricultura Familiar ficou por conta da Secretaria Municipal de Agricultura, com participação do Incaper, Ceier, Cmeas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Associações de Pequenos Agricultores do Município, Grupos Folclóricos, EFA de Chapadinha, demais secretarias municipais, além do apoio da Câmara de Vereadores, CMDRS e empresas do município e região.
Classificação
1° Lugar: Comunidade da região da Figueira;
2° Lugar: Comunidade da região de Conceição do XV;
3° lugar: Comunidade da região do Córrego das Flores.
Premiação
1º lugar: Troféu e uma viagem para o balneário Guriri em São Mateus para 44 pessoas e ainda 20 quilos de carne para churrasco;
2º lugar: Troféu e 15 quilos de carne para churrasco;
3º lugar: Troféu mais 10 quilos de carne para churrasco.
As demais equipes receberam troféus pela participação.




