pube
Abastecimento

Ceasa-ES registra o maior volume de sua comercialização em 2021

por Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES

em 31/03/2022 às 17h07

5 min de leitura

Ceasa-ES registra o maior volume de sua comercialização em 2021

Foto: Cláudio Costa/Seag

Referência no Brasil, no que tange à eficiência operacional, à segurança alimentar, ao apoio aos produtores rurais da região e à prestação de serviços de qualidade, as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), passa por transformações ao longo dos anos.

Primeira do país a fornecer preços para base nacional (Prohort), as Centrais também vêm realizando convênios inéditos com diversas prefeituras, como Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim, entre outras. O fluxo de comercialização e a procura por concessão de lojas na unidade comprovam a importância social e econômica que a Ceasa-ES tem para o Estado, pois gera empregos e abastece os lares por meio da comercialização dos alimentos.

Para conseguir as realizações da Ceasa foi preciso mais desafio, pois se trata de uma diversidade impressionante de costumes adquiridos ao longo de muitos anos, afirmou o diretor-presidente da Ceasa-ES, Guilherme Gomes de Souza.

pube

Crescimento e desenvolvimento

No ano passado, a Ceasa-ES pôde registrar o maior volume de comercialização de toda a sua história – houve um crescimento de cerca de 23% na arrecadação. O crescimento em arrecadação e licitação foi registrado em quase 13% acima do previsto, ultrapassando a margem de R$ 2 milhões. Somente no ano passado, a movimentação chegou a quase 500 milhões de quilos e os valores arrecadados ultrapassaram a margem de 1,5 bilhão de reais.

O ano de 2021 também foi marcado pela primeira licitação de espaços utilizando a ferramenta legal da outorga. Dessa forma, as Centrais passaram a receber 100% do valor das vendas das lojas/box, e não apenas 20%. A licitação dos espaços vagos das Centrais ocorreu, pela primeira vez, de forma eletrônica e obteve resultados positivos no Pregão Eletrônico 003/2021. A Ceasa-ES também realizou a regularização de todos os prestadores de serviços, com eliminação de contratos emergenciais para licitação por pregão eletrônico; além da diminuição no quadro funcional, com demissão de oito funcionários com salários altos.

Recentemente, foi realizado um levantamento minucioso de produtores que utilizam as ruas das Centrais como meio alternativo para comercialização. A partir desses dados, será possível criar uma referência dos locais mais utilizados para o comércio por meio de um mapeamento das regiões. A pesquisa mostra a quantidade e a identificação de pessoas cadastradas que atuam na comercialização dos produtos, assim como os municípios de origem. Houve também a regularização e a limitação para ambulantes, estabelecendo sanções para o comércio de caixas clandestinas.

Processos asministrativos

Desde a criação da assessoria jurídica, em 2020, a sede capixaba vem registrando o maior ganho de causas na justiça. Uma das ações mais marcantes tem sido a reorganização de aproximadamente 1.500 processos administrativos e judiciais nas áreas cível, trabalhista, criminal, entre outras. Por meio desse trabalho, foi possível observar a necessidade de adequação do regulamento de mercado. Para atender à realidade e à proporção do mercado atacadista da Ceasa-ES, foi criado um novo regulamento de mercado com bases e princípios legais.

As Centrais utilizam o sistema e-Docs como ferramenta para auxiliar os servidores na organização dos processos administrativos. Por meio desse sistema, toda tramitação é feita de forma eletrônica, facilitando e agilizando a comunicação entre a instituição e a população. Todos os dados são públicos, o que contribui de forma positiva para a imagem da Ceasa-ES, mostrando transparência. A implantação do sistema e-Docs foi realizada em tempo recorde e, atualmente, é uma das ferramentas mais utilizadas pela instituição capixaba.

Bem-estar 

Outro ponto interessante a destacar é o empenho em preservar a segurança e o bem-estar dos usuários das Centrais. Cerca de 80% das ocorrências criminais diminuíram na unidade. Foram convênios e parcerias com instituições e empresas de segurança pública e privada. Dentro da unidade, há um espaço destinado à 1ª CIA do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), utilizado pelos policiais militares escalados para o policiamento ostensivo e preventivo. A Ceasa-ES também tem um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial por meio de câmeras 360 graus e serviço de comunicação por meio de alto-falantes.

Desde 2021, novos investimentos estão sendo realizados na sede das Centrais: o Galpão dos Carregadores está em fase final de construção; foi assinada a ordem de serviço para a execução das obras de pavimentação das zonas da unidade; outra realização atual é a publicação do edital para a nova cobertura dos telhados da Pedra Alta e da Pedra Baixa, localizadas no mercado das Centrais. As obras têm como premissa fornecer segurança e funcionalidade aos principais locais de comercialização na Ceasa-ES, substituindo as estruturas construídas na década de 1970 e trazendo segurança e conforto aos usuários.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!