Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) deu mais um passo decisivo rumo à consolidação do turismo de experiência como diferencial competitivo para os pequenos negócios. No último dia 15, o Polo Sebrae de Turismo de Experiência reuniu 13 consultores credenciados do Sebrae/ES para aplicar a oficina Turismo de Experiência na Prática, o que retrata uma etapa estratégica na disseminação das soluções desenvolvidas pelo Polo.
Segundo Renata Vescovi, gestora nacional do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, a iniciativa representa uma entrega importante do Polo. “Estamos capacitando os profissionais que irão aplicar essa solução diretamente aos empreendedores capixabas. A oficina já foi testada com os negócios locais em Pindobas, município de Venda Nova do Imigrante, onde está localizada a sede do Polo, e agora está sendo repassada aos consultores que atuarão na ponta do atendimento.”
A metodologia da oficina, como explica o consultor do Sebrae/ES, Richard Alves, é essencialmente prática, permitindo que os empreendedores compreendam os conceitos e visualizem como podem aplicar em seus próprios contextos. “Nosso objetivo é que o turismo de experiência seja incorporado de forma efetiva aos destinos, gerando valor e autenticidade para os negócios”, afirma Richard.
A oficina Turismo de Experiência na Prática integra uma jornada de capacitações ainda maior iniciada em 2025, com diversas soluções voltadas à temática. “A capacitação corresponde à etapa de interação do produto com o mercado, e já está pronta para ser ofertada pelo sistema Sebrae. O próximo passo será a expansão nacional, com a replicação da metodologia para consultores de outros estados, fortalecendo a atuação do Sebrae em todo o país”, ressaltou Renata.
“Com iniciativas como essa, o Espírito Santo se posiciona como referência na construção de experiências turísticas autênticas e transformadoras, conectando cultura, território e empreendedorismo”, finalizou a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.




